Geral
MPE investigará manifestantes de MS que participaram de vandalismo em Brasília
Grupo irá atuar de forma conjunta com outras instituições de segurança do Estado
Sábado, 14 Janeiro de 2023 - 07:50 | Redação
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul investigará manifestantes de Mato Grosso do Sul que atuaram na invasão e atos de vandalismo em Brasília no domingo, 8 de Janeiro.
Em nota, o órgão informa que o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, assinou a Portaria Nº 90/2023-PGJ, que cria o Grupo de Trabalho para acompanhar as repercussões dos fatos ocorridos na Capital federal.
A portaria foi instituída após a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na última terça-feira (10/1), que deliberou entre outros pontos, a necessidade de criação de uma comissão de parametrização e uniformização das ações do Ministério Público brasileiro pelo CNPG, para reforçar a unidade da atuação em todo o território nacional frente aos atos criminosos praticados em Brasília no último domingo (8/1).
Em Mato Grosso do Sul, o grupo irá atuar de forma conjunta com outras instituições de segurança do Estado, bem como de outras unidades da federação, observando as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).
Para o chefe do Ministério Público Estadual, os trabalhos conduzidos pelo grupo utilizarão todo aparato de inteligência da instituição para investigar e identificar as pessoas que participaram do ato e continuam articulando novas manifestações antidemocráticas. “Enquanto existir ameaça à democracia e pessoas que queiram desrespeitar ou destruir as instituições, o Estado vai agir com firmeza para garantir a democracia”, garantiu o Procurador-Geral de Justiça.
Nesta sexta-feira (13/1), o Grupo de Trabalho realizou a primeira reunião para tratar das atribuições e parâmetros de atuação. Foram designados para compor o referido grupo: o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro; a Assessora Especial do Procurador-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes; a Coordenadora do Núcleo Criminal (NUCRIM), Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; e o Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves.
(Fonte: Assessoria de imprensa do MPE)
Últimas Notícias
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais
- Polícia - 14:36 Mulher denuncia a própria irmã por incêndio em residência após discussão
- Polícia - 14:00 Após comprar notebook por R$ 1,3 mil, homem é preso por receptação
- Polícia - 13:59 Ladrão de carros atola e acaba preso
- Saúde - 13:32 Hospital busca voluntários para estudo
- Evento - 13:10 Cantora Pretah encerra a programação anual do Som do Sesc
- Economia - 11:39 Sicredi conquista o 1º lugar em categoria do Prêmio Reclame AQUI 2024
- Cultura - 11:19 Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times
- Estratégias - 10:50 Foi mal no vestibular? Dicas para transformar frustração em motivação