Geral
MPE investigará manifestantes de MS que participaram de vandalismo em Brasília
Grupo irá atuar de forma conjunta com outras instituições de segurança do Estado
Sábado, 14 Janeiro de 2023 - 07:50 | Redação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul investigará manifestantes de Mato Grosso do Sul que atuaram na invasão e atos de vandalismo em Brasília no domingo, 8 de Janeiro.
Em nota, o órgão informa que o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, assinou a Portaria Nº 90/2023-PGJ, que cria o Grupo de Trabalho para acompanhar as repercussões dos fatos ocorridos na Capital federal.
A portaria foi instituída após a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na última terça-feira (10/1), que deliberou entre outros pontos, a necessidade de criação de uma comissão de parametrização e uniformização das ações do Ministério Público brasileiro pelo CNPG, para reforçar a unidade da atuação em todo o território nacional frente aos atos criminosos praticados em Brasília no último domingo (8/1).
Em Mato Grosso do Sul, o grupo irá atuar de forma conjunta com outras instituições de segurança do Estado, bem como de outras unidades da federação, observando as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).
Para o chefe do Ministério Público Estadual, os trabalhos conduzidos pelo grupo utilizarão todo aparato de inteligência da instituição para investigar e identificar as pessoas que participaram do ato e continuam articulando novas manifestações antidemocráticas. “Enquanto existir ameaça à democracia e pessoas que queiram desrespeitar ou destruir as instituições, o Estado vai agir com firmeza para garantir a democracia”, garantiu o Procurador-Geral de Justiça.
Nesta sexta-feira (13/1), o Grupo de Trabalho realizou a primeira reunião para tratar das atribuições e parâmetros de atuação. Foram designados para compor o referido grupo: o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro; a Assessora Especial do Procurador-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes; a Coordenadora do Núcleo Criminal (NUCRIM), Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; e o Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves.
(Fonte: Assessoria de imprensa do MPE)
Últimas Notícias
- Prefeitura - 17:07 Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
- TVMS Record - 17:01 Rodrigão faz a festa na Gazin do São Conrado neste sábado
- Campo Grande - 16:45 Cobra pega 'carona' em carro na Capital
- Oportunidades - 16:32 Marfrig abre novas vagas de emprego em unidade de MS
- Violência Doméstica - 16:10 Músico que agrediu jornalista com filha no colo é solto com tornozeleira eletrônica
- Hidratação - 15:52 Expogrande 2025 conta com bebedouros com água gelada e de graça
- Tráfico de Drogas - 15:30 Polícia apreende dois carros furtados com mais de 1 tonelada de drogas
- Agro - 15:00 Expogrande: governo anuncia parceria para ‘campo mais seguro’
- Abuso Sexual - 14:50 Homem é preso suspeito de estuprar a própria sobrinha de 5 anos
- Tráfico de Drogas - 14:33 PRF apreende 368 kg de cocaína escondida em caminhão na BR-262