• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Monitoramento dos córregos atesta boa qualidade da água na Capital

Relatório foi divulgado neste Dia Mundial da Água com resultados positivos

Sexta-feira, 22 Março de 2024 - 15:00 | Redação


Monitoramento dos córregos atesta boa qualidade da água na Capital
Relatório sobre qualidade da água dos córregos foi divulgado nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/PMCG)

Neste dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) divulgou nesta sexta-feira (22) o 15ª Edição do Relatório Anual da Qualidade das Águas Superficiais de Campo Grande que obteve resultados positivos. Este monitoramento tem dados relacionados à preservação dos córregos e rio da Capital.

Conforme a Semadur, o relatório contempla as ações desenvolvidas no "Programa Córrego Limpo" que existe desde 2009 e tem parceria com a concessionária de água e esgoto da cidade, a Águas Guariroba.

Monitoramento atesta boa qualidade da água nos córregos

O Programa visa o monitoramento da qualidade das águas superficiais através de coletas em pontos especifícos no Rio Anhanduí e demais córregos urbanos. Em 2009, as coletas foram feitas como um projeto piloto. Já em 2010, as coletas eram feitas em 67 pontos enquanto hoje são 83 locais em nove microbacias.

Para facilitar o entendimento pelo público, a Semadur adotou o Índice de Qualidade das Águas, o  IQACETESB (Índice de Qualidade das Águas adaptado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Ao longo dos anos, houve a predominância da condição BOA para as águas superficiais da Capital.

Em relação a 2023, a Capital teve um número de índices de qualidade BOA de 81% em comparação aos anos anteriores. Já o índice RUIM foi de 2%. 

Monitoramento atesta boa qualidade da água nos córregos

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News