Geral
Mirian empreende com calçados há 20 anos e se reinventou na pandemia
Mulher de negócios começou nos fundos de casa e hoje se tornou referência em produtos de qualidade
Terça-feira, 27 Setembro de 2022 - 13:00 | Isabela Duarte
Mirian Rodrigues Sotolani, de 45 anos, é uma das mulheres empreendedoras que lutam pela conquista de seu espaço profissional e pelo sustento da família. Há 20 anos, ela abriu a Mirian Calçados e com o lema “Uma casa que é uma loja. Uma loja que é uma casa”, cativa os clientes pelo atendimento.
A empreendedora começou vendendo sapatos pois não podia trabalhar fora quando os filhos nasceram. Ela decidiu então fazer um pedido de rasteirinhas na fábrica da qual o marido era representante e ofereceu para as vizinhas.
“E assim começamos aos poucos. Os clientes chegavam e perguntavam sobre mais marcas e eu respondia que estávamos no começo e as portas foram se abrindo”, conta Mirian.
As vendas eram realizadas em um quartinho no fundo da casa onde ela, o marido, Ednaldo Santana, e seus dois filhos, Gabriel e Maria Gabriela, moravam. Hoje, o imóvel foi todo destinado à loja, com espaços para sapatos femininos, infantis, masculinos e também vestuário.
Seu primeiro estoque foi de outra loja que estava devendo um valor a Reginaldo e devolveu em sapatos.
“Foi muito difícil pegar um estoque de uma loja, que normalmente já não agradou os clientes. Mas, nós, mulheres empreendedoras, temos que apresentar soluções, criar e decidir o que você vai fazer”, afirma.
Assim, ela enchia o carro com a mercadoria e ia nas casas vizinhas, nas escolas, oferecendo os produtos, conquistando clientes.
Honestidade - Uma das dicas de Mirian é sempre ter honestidade nos negócios, organizar-se para pagar em dia os fornecedores e colaboradores, além de ter um ótimo atendimento e marketing.
“Eu faço com que os meus clientes se sintam em casa mesmo, com qualidade no atendimento e no produto, com boas marcas, e assim eu tenho muita clientela, de vários bairros de Campo Grande”, diz a empreendedora.
Outro ponto destacado, é conhecer bem a região de seu comércio, sempre levando o interesse do cliente em conta.
Dificuldades - Mirian também relata uma fase muito difícil para a loja, a pandemia do Coronavírus. Com o lockdown, o comércio ficou de portas fechadas, prejudicando o pagamento de fornecedores e recebimento dos clientes.
“Mas nós temos parceiros que são parceiros mesmo. A fábrica, vendo toda a situação do país, entenderam que nós não pagamos em dia porque o comércio estava fechado e os fornecedores olharam para a gente, tiveram empatia e nos deram esse respaldo”, afirma, acreditando que a pandemia fortaleceu ainda mais essa relação.
Foi durante esse período que ela decidiu também inovar nos produtos e se reinventar. Investiu em roupas infantis e femininas, trazendo mais opções para fidelizar clientes. Hoje, já pensa em expandir o espaço para o ramo.
“Como somos uma loja de bairro, o meu diferencial são as marcas com que trabalho. Quando comecei a vender as roupas, optei pela qualidade e preço bom”, conta Mirian.
Família - Com o tempo, toda a família foi envolvida no comércio. O esposo ajuda no marketing e nas entregas dos produtos, que são grátis para toda a cidade e os filhos vendem e atendem os clientes.
“Hoje eu sou muito realizada profissionalmente. Eu chego pela manhã, chamo minhas colaboradoras e pergunto ‘o que vamos fazer para vender mais hoje?’. Se você se realiza profissionalmente, não tem erro”, recomenda.
Mirian incentiva a todas que desejam empreender a nunca desistir e ter sonhos, para querer ir sempre além do que você espera.
Sua filha mais nova, Maria Gabriela Santana, de 18 anos, hoje estuda administração, influenciada por, desde a infância, ajudar os pais na Mirian Calçados.
“Eu escolhi administração justamente por causa da loja, porque sempre gostei bastante dessa parte de vendas, atendimento e acho que foi uma coisa que desenvolvi desde cedo”, afirma a filha, que cresceu neste ambiente desde os nove anos.
Mirian é uma das tantas mulheres que começaram em casa seu negócio e hoje sustentam a família.
“O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, que nos capacita para aquele sonho que a gente almeja e eu realmente me sinto realizada nesta casa que é uma loja”, conclui.
Contato - A Miriam Calçados está localizada na rua Joaquim Pereira Gabriel, número 164, no bairro Jardim Panamá. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 15h.
O telefone para contato é (67) 3362-9491 ou (67) 99299-9089. Acompanhe a loja também pela redes sociais e fique por dentro das novidades e promoções.
Mulheres no Empreendedorismo - Esta matéria faz parte de um projeto voltado ao empreendedorismo feminino. O Diário Digital irá trazer ainda as histórias de mais duas mulheres que se realizaram profissionalmente fazendo seu próprio negócio.
Tudo Sobre:
mato-grosso-do-sul campo-grande mulheres empreendedorismo mirian-calcados mirian-sapatosÚltimas Notícias
- Saúde - 08:20 Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
- Luto - 07:59 Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 07:40 Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS