Geral
Ministério Público investiga corte de árvores no Parque dos Poderes
Oito espécimes foram retirados sem autorização em terreno que fica em cruzamento da Avenida do Poeta
Sexta-feira, 10 Janeiro de 2025 - 08:00 | Redação
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu inquérito para apurar os responsáveis pelo corte ilícito de árvores no Parque dos Poderes, em terreno localizado na Rua Imbé com a Avenida do Poeta. O caso está a cargo da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.
Segundo a denúncia apresentada em notícia de fato do mês de maio de 2024 à Ouvidoria do MPMS, as árvores foram retiradas sem qualquer autorização e sem um plano de manejo, em área de reserva legal.
Para dar andamento à apuração, foi solicitada vistoria por parte do órgão ambiental municipal, que constatou a supressão de oito árvores no local. A maior delas, possivelmente a mais antiga, tinha 56 cm de diâmetro.
As fotos tiradas na vistoria mostram que só restaram os tocos das plantas no chão. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) aplicou multa de R$ 32 mil.
O Ministério Público também requisitou informações ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) sobre as medidas de polícia administrativa adotadas.
Responsabilidade - Para o Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, responsável pelo caso, é necessário, agora, identificar os responsáveis pelo corte das árvores e garantir que sejam adotadas medidas para a recuperação da área afetada.
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e é nosso dever protegê-lo para as presentes e futuras gerações", escreveu.
O inquérito civil está disponível para consulta pública na sede da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e na área de acesso a procedimentos do portal do MPMS.
Últimas Notícias
- Janeiro Branco - 11:12 Especialista dá sete dicas de como manter a saúde mental em dia
- Ranking - 10:58 Novo estudo revela as oito maiores metas dos brasileiros para 2025
- Protestos na Capital - 10:39 Em busca dos direitos de seus filhos, mães atípicas fazem protesto em frente à prefeitura
- Economia - 10:15 Banco anuncia leilão de 220 imóveis, incluindo mansão no residencial Damha
- Santa Fé - 09:50 Vídeo: Motociclista fica em estado grave após colidir com carro de luxo
- Economia - 09:30 Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025
- Doação de sangue - 09:10 Hemosul do hospital regional abrirá as portas nesse sábado
- Saúde - 08:50 MS aplicou mais de 263 mil doses de vacinas em 2024
- Solidariedade - 08:22 Mãe pede ajuda para comprar passar para enterrar o corpo da filha
- Meio Ambiente - 08:00 Ministério Público investiga corte de árvores no Parque dos Poderes