Geral
Justiça Restaurativa na Escola inicia planejamento para 2025
Tribunal de Justiça, Ministério Público e Governo do Estado alinham ações para fortalecer a resolução de conflitos em escolas
Domingo, 23 Fevereiro de 2025 - 11:15 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual e o Executivo Estadual realizaram a primeira reunião de 2025 para alinhar as ações do Programa Justiça Restaurativa na Escola. O encontro ocorreu na Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS.
Entre as iniciativas previstas estão a realização de Círculos de Construção de Paz com toda a comunidade escolar, Rodas de Conversa, Oficinas de Comunicação Não Violenta e Círculos Restaurativos para lidar com conflitos e situações de violência no ambiente escolar.
A Justiça Restaurativa é um conjunto de técnicas, procedimentos e métodos voltados para a conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais que motivam conflitos e violências. No contexto escolar, sua aplicação busca fortalecer o diálogo e os vínculos entre os envolvidos.
Participação do Ministério Público
O Ministério Público Estadual passou a integrar o Programa Justiça Restaurativa na Escola após a assinatura, em 2024, do Termo Aditivo ao Convênio nº 02.019/2021, firmado entre o TJMS, por meio da CIJ, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED).
Quatro servidores do MP e dois promotores de Justiça participaram da Formação em Práticas Restaurativas na Escola realizada em 2024 e agora atuam como facilitadores habilitados. Em 2025, o MP iniciará as ações do programa em duas escolas estaduais selecionadas pela SED.
Reunião
Estiveram presentes na reunião a diretora da CIJ, Célia Ruriko; a procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Educação, Vera Bogalho Frost Vieira; o promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho; a psicóloga e gestora da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED, Valquíria Rédua da Silva; além de servidores do MP, do Judiciário e facilitadores do programa.
Veja Também
Últimas Notícias
- Educação - 16:16 Sete dicas para pais e alunos sobre a limitação do uso de celulares nas escolas
- Caso Marielle - 15:35 Salário e benefícios pagos a Chiquinho Brazão já superam R$ 1 milhão desde que ele foi preso
- Economia - 15:13 Governo de MS passa a publicar valor real pesquisado do frango para abate e reforça transparência com setor avícola
- ALEMS - 14:35 Projeto propõe contagem de prazos em dias úteis em processos tributários
- Esporte - 14:12 Prefeitura abre inscrições para os Jogos Escolares de Outono 2025
- Saúde - 13:45 Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV
- Duplo Homicídio - 13:00 Irmãos são mortos com golpes de faca
- Sorteio - 12:35 Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 130 milhões
- Acidente de Trânsito - 12:00 Jovem é presa em acidente após roubar carro
- Terenos - 11:30 Idosa é agredida e tem afundamento de crânio