• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Junho Prata alerta para conscientização e combate à violência contra idosos

Dia 15 é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Segunda-feira, 12 Junho de 2023 - 09:05 | Redação


Junho Prata alerta para conscientização e combate à violência contra idosos
De janeiro a maio de 2022, mais de 150 mil violações foram anotadas (Divulgação/GovMS)

O Junho Prata foi instituído em Mato Grosso do Sul com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relevância de combater todas as formas de violência cometida contra a população idosa. E 15 de junho foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

De acordo com dados do em painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100, recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material. Cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação de direitos.

Já quando falamos sobre as violações de direitos humanos o número é 87% maior em relação ao mesmo período de 2022. De janeiro a maio de 2022, mais de 150 mil violações foram anotadas, a partir de mais de 30 mil denúncias.

“Durante todo esse mês estamos unindo esforços para falar sobre atos que causam danos e sofrimentos para a pessoa idosa. Envolvendo os órgãos públicos, instituições, sociedade em geral e principalmente escutando aqueles que são mais importantes, as pessoas idosas. Precisamos de dados sobre a violência para de fato criarmos estratégias para o enfrentamento, mas também reforçar a importância da denúncia para acabarmos com esses dados alarmantes”, ressalta Zirleide Barbosa, subsecretária de políticas públicas para as pessoas idosas.

Dados da OMS, apuram que pelo menos 15,7% da população idosa no mundo está submetida a algum tipo de violência. Ou seja, 1 em cada 6 idosos sofre violência em todo o mundo. De acordo com a mesma pesquisa, são muitos os casos onde a mulher idosa é a mais atingida, sendo muitas dessas situações não relatadas ou denunciadas, principalmente pelo medo de retaliação.

“Neste mês de junho, vamos unir esforços visando à conscientização sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica dos idosos. Todos os tipos de violência precisam ser denunciados e investigados, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência financeira e maus-tratos”, destaca o deputado Renato Câmara, membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e autor da Lei que criou a campanha no Estado.

O calendário de ações previstas para o Junho Prata está disponível em https://www.setescc.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/Calendario-Junho-Prata.pdf.

Para mais informações sobre a campanha entre em contato com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas pelo telefone (67) 3316-9184 ou pelo e-mail [email protected].

(Informações da assessoria de imprensa do Governo de MS)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  idosos  junho  conscientizacao  direitos-humanos