• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

JBS Dourados recicla 570 toneladas de plástico em MS

No primeiro semestre de 2024, 128 toneladas de produtos já foram transformadas

Terça-feira, 20 Agosto de 2024 - 12:39 | Redação


JBS Dourados recicla 570 toneladas de plástico em MS
Aglutinado - um floco capaz de ser transformado em diversos produtos e reutilizado novamente (Foto: Divulgação Naiane Mesquita)

A JBS de Dourados reaproveitou e produziu 570 toneladas de aglutinado, um floco capaz de ser transformado em diversos produtos e reutilizado novamente na indústria. O levantamento corresponde ao período de março de 2022 a junho de 2024.

Consolidado na planta de Mato Grosso do Sul, o processo foi implementado em dezembro de 2021 e começou efetivamente no ano seguinte, como parte das ações conduzidas pela Ambiental, unidade da JBS especializada em gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento de projetos e soluções com foco em reciclagem e transformação de produtos.  

Mayco Camargo, supervisor regional de Projetos da JBS de Dourados, explica que todos os setores da unidade participam do programa e que, apenas nos primeiros seis meses de 2024, a companhia já coletou e transformou 128 toneladas de produtos plásticos em aglutinado. “Reciclamos PET (polietileno tereftalato), PEAD (polietileno de alta densidade), PVC (policloreto de vinila), PEBD (polietileno de baixa densidade), PP (polipropileno), PS (poliestireno), de todos os setores”, pontua. Camargo frisa que o programa segue crescendo. Enquanto em 2022 foram produzidas 147 toneladas, o número dobrou no ano seguinte, com a reciclagem de 295 toneladas de aglutinado.

Depois de recolhido e processado, o aglutinado é enviado até a agroindústria localizada em Lins (SP), para que seja transformado em outros materiais, posteriormente enviados de volta às plantas da JBS, inclusive de Dourados. O processo integra as normas da economia circular, conceito que relaciona o crescimento econômico à redução do uso de recursos naturais, com ações que reduzem desperdícios e impactos ambientais, tornando as cadeias produtivas mais eficientes.

“Devido à Ambiental ter o círculo fechado de plásticos, os reciclados retornam para o grupo em forma de outros produtos, como sacos de lixo, sacos reciclados, stretch, lonas, gaiolas injetadas, shrink, entre outros produtos”, ressalta Camargo. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  dourados  lixo  jbs  reciclagem