Geral
IMOL é inaugurado dentro da 1° Casa da Mulher Brasileira na Capital
Núcleo irá atender as vítimas para a realização de exames de lesão corporal e o sexológico
Sexta-feira, 31 Março de 2023 - 18:00 | Marina Romualdo
O núcleo do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) foi inaugurado dentro da 1° Casa da Mulher Brasileira inaugurada no Brasil. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira, 31 de Março, com a presença da Ministra das Mulheres, Maria Aparecida Gonçalves e da Deputada Federal, Camila Jara, em Campo Grande (MS).
No local, terão cinco médicos legistas e três agentes de polícia cientifica para atender as mulheres nos exames de lesão corporal e o sexológico. Para a ministra mais conhecida como Cida, o órgão é referência no país e com a capacidade de sua equipe. "Primeiramente, gostaria de saldar as pessoas que ajudaram a construir essa casa. A gente sofreu muito para colocar essa casa em pé. E, são essas histórias que compõe a Casa da Mulher Brasileira. A casa é construída por várias mãos e responde pela maior necessidade das mulheres. No Brasil, em Campo Grande, a casa da mulher é referência".
"Quando a casa foi pensada, nós pensamos que tínhamos que pensar a rota crítica das mulheres. Por isso, foi projetada desse modelo e mesmo assim continua pequena. Mas, na verdade, ela foi pensada para que as mulheres chegassem aqui e não fosse preciso ir para outro lugar. Pois, é neste caminho que as mulheres são assassinadas", finaliza.
A deputada federal, Camila Jara destacou a importância da construção da 1° Casa da Mulher Brasileira feita pela primeira mulher eleita presidente do país. "Essa casa e esse projeto foi ameaçado. No entanto, essa casa significa que temos que ter políticas públicas e investir o dinheiro para atender essas mulheres, lutar por elas. Que a inauguração do IMOL seja um avanço e referência para o Brasil inteiro e, que outras mulheres consigam ter o mesmo acesso".
De acordo com a subsecretaria de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Carla Stephanini, a importância de ter a sala do IMOL dentro do órgão é garantir o acesso imediato no exame do corpo de delito para as mulheres, aquelas que são atendidas pela Casa da Mulher Brasileira. É algo importante, pois, o exame pericial é algo fundamental para o Inquérito Policial e também para consequência da ação penal".
"O IMOL é uma grande conquista que tivemos em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) através da coordenadoria de perícia", salienta. Indagada como eram realizados o encaminhamento das vítimas para o IMOl, Carla explica que "em determinadas situações nos tínhamos nossa central de transporte que acompanhava essa vitima junto com uma técnica até o IMOL. Mas, em outras situações, elas eram encaminhadas para irem sozinhas. Nós sabíamos que existia a dificuldade com o passe de transporte público, com quem deixar as crianças e até mesmo à desistência durante o caminho. Então, isso vai contribuir com as mulheres. Com a sala do IMOL completa e com todos os serviços que as mulheres demandam na Capital", afirma Stephanini.
Segundo o diretor do IMOL, Silvio Luiz Silveira, a inauguração do IMOL é importância para as vítimas de violência. "A facilidade para as vítimas. Muitas vezes elas denunciam, mas para realizar o exame de corpo de delito, elas desistem. Sendo assim, o núcleo é para facilitar. Ela vai ser atendida e vai ter tudo acessível para não perder muito tempo. Além disso, irá ajudar no andamento no processo para os próprios delegados". Por fim, destacou que não será atendida crianças e adolescentes, mas, o projeto para criação de uma estrutura para o tipo de atendimento está sendo analisado.
Na data, a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes também estava presente e reforçou que o grande desafio do seu mandato é combater a violência das mulheres da cidade. "Estou muito feliz por esse ciclo. Queremos ser referência em combater essa violência. Agir e efetivar para que as leis sejam cumpridas. Por ser mulher, esse desafio é maior. As mulheres são valentes e nós vamos avançar. Com todo respeito com todo os homens, mas vamos mostrar que nós mulheres podemos estar onde quisermos estar quando a gente batalha para isso", finaliza.
Últimas Notícias
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira
- Política - 14:50 Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas
- Agropecuária - 14:32 Cowboy de MS faz sucesso nos Estados Unidos
- Polícia - 14:00 Polícia procura autores de latrocínio
- Polícia - 13:42 Funcionário de confiança é preso por furto
- Justiça - 13:35 Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe
- Viagens - 13:00 BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano
- Record TV - 12:19 Ator que interpretou Salomão celebra vitória no Acerte ou Caia!
- Política - 11:50 Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro