Geral
Imasul lança Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas
Projeto tem objetivo de controlar o fogo para renovação das pastagens nativas
Terça-feira, 14 Novembro de 2023 - 17:38 | Gabriel Telê Santana

A Wetlands International e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) lançaram nesta terça-feira, dia 14 de Novembro, o Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (SIFAU), como forma de celebra a Semana do Pantanal.
O SIFAU é uma ferramenta que fornecerá dados técnicos capazes de auxiliar o poder público e os pantaneiros na tomada de decisão e identificação de onde realizar o manejo integrado do fogo, tanto para uso na queima controlada com objetivo de renovação das pastagens nativas, quanto na redução de material combustível em suas propriedades.

O sistema foi construído em uma parceria entre o IMASUL e a Wetlands, que foi desenvolvido pela LASA, que é do Rio de Janeiro. Com objetivo de trazer a ferramenta de geotecnologia para auxiliar nas análises dos pedidos de queima controlada e de manejo integrado no fogo.
"O uso do fogo, nas áreas públicas, o uso do fogo, ele é, tradicionalmente, culturalmente, ele é usado, principalmente no co-canal, para fazer o manejo das pastagens. Então, assim, existe um processo autorizativo, que é o Pai do Árvore Estatual, para poder autorizar tanto também como o manejo integrado do fogo, que é o objetivo de usar o fogo para eliminar a biomassa que pode provocar os incêndios florestais." Diretor-Presidente do Imasul, André Borges.

“O papel da Wetlands sempre foi de construir pontes e encontrar soluções que sejam duradouras. E essas soluções, elas passam pela integração da comunidade, então envolver o conhecimento local, o conhecimento tradicional. Envolver as comunidades que estão ali no dia a dia lidando com o Pantanal, que conhecem já há centenas ou milhares de anos mesmo a relação de cheias, de seca, junto com a comunidade científica, junto com as pesquisas que vêm sendo elaboradas”. Diretora Executiva, Rafaela Nicola.

O SIFAU é um dos produtos do Programa Corredor Azul (PCA), programa que tem como objetivo central proteger a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai, como observa a diretora executiva da Wetlands International no Brasil, Rafaela Nicola.
“A Wetlands International tem o papel de conectar conhecimento científico e o técnico com o saber local e com as necessidades do contexto social, econômico e político que vivemos. O pantanal tem muita vegetação que é do cerrado e muitas vezes florescem e rebrotam durante o fogo, mas não é qualquer fogo. Ao usar o fogo de maneira planejada e em áreas que são mais adaptadas para esse manejo, estamos também contribuindo para a renovação da biodiversidade e, assim, beneficiando a integridade ambiental do Pantanal”, pontua.

Agilidade nas licenças
André Borges Barro de Araujo, Diretor Presidente do Imasul, comenta que a ferramenta dará mais segurança e agilidade nos pedidos de queima controlada. “É uma ferramenta de geotecnologia que auxilia muito no processo de licenciamento e autorização para queima controlada e para o manejo integrado do fogo como implementamos aqui no estado. Quando você utiliza essa tecnologia, você diminui a subjetividade das informações. Antes teríamos que buscar em diferentes plataformas para formular o parecer, e agora não. Temos todas as bases sendo analisadas via Sistema e isso vai trazer um ganho muito grande na gestão ambiental que o Imasul desenvolve”.
Sobre o SIFAU
O Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (SIFAU) é uma parceria entre a Wetlands Internacional e o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) coordenado pelo Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (NEFAU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Na ocasião do evento, também será lançado o Curso “Compreendendo o fogo no Pantanal por meio do monitoramento por satélite”, realizado em parceria com a LASA.
Programa Corredor Azul
Idealizado pela Wetlands International para ser desenvolvido no intervalo de 10 anos, 2017-2027, o Programa Corredor Azul (PCA) tem o objetivo de proteger a biodiversidade e garantir a conectividade de pessoas, natureza e economias em um território transfronteiriço, que abrange três grandes áreas úmidas do Sistema Paraná-Paraguai, são elas: Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Financiado pela DoB Ecology, o nome do programa é uma alusão ao grande volume de água que circula dentro dessas importantes áreas úmidas da América do Sul.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Acidente - 09:00 Motorista morre após grave acidente
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia
- Incentivo - 07:20 Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo
- Oportunidades - 07:00 JBS tem 164 vagas de emprego abertas em MS
- Saúde - 19:00 Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS
- Agropecuária e diversão - 18:18 Começa a 85ª Expogrande; confira programação de shows
- Campo Grande - 18:10 Capital debate verticalização na área de amortecimento do Parque do Prosa