Geral
Fiems e parceiros assinam acordo para atrair paraguaios para trabalhar em MS
Paraguaios interessados em trabalhar no Estado poderão emitir CPF, carteira de trabalho e visto de trabalho diretamente na sede da Superintendência Regional do MTE em Campo Grande
Quinta-feira, 20 Fevereiro de 2025 - 09:11 | Redação

A Fiems firmou acordo de cooperação com o poder público e entidades privadas com objetivo de atrair paraguaios que queiram trabalhar em empresas sul-mato-grossenses, bem como regularizar a situação de paraguaios que já atuam em empresas sediadas no Estado. O protocolo de intenções foi celebrado na última quarta-feira (19/02) entre Fiems, Senai, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Câmara de Comércio Paraguai-Brasil.
Por meio da parceria, paraguaios interessados em trabalhar em Mato Grosso do Sul poderão emitir CPF, carteira de trabalho e visto de trabalho diretamente na sede da Superintendência Regional do MTE em Campo Grande. Já aqueles que tiverem necessidade de regularização, poderão fazê-lo no órgão. Além disso, paraguaios poderão receber cursos de português em parceria com universidades públicas e microcertificações profissionais através do Senai.
A Fiems irá sensibilizar o setor produtivo sobre os benefícios da contratação de trabalhadores paraguaios, e o Senai oferecerá cursos em linha com as demandas do setor industrial. A Câmara de Comércio Paraguai-Brasil atuará como elo entre empresas brasileiras e paraguaias para facilitar a identificação e recrutamento de paraguaios interessados em oportunidades no Brasil.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, disse que a iniciativa visa suprir a carência das indústrias do Estado. Segundo o líder empresarial, existem cerca de 25 mil vagas abertas no mercado de trabalho local, mas muitas empresas não conseguem preenchê-las.
"Nosso objetivo é buscar parceria para trazer de lá para cá pessoas que tenham interesse em trabalhar na indústria sul-mato-grossense, e também legalizar quem já trabalha aqui e muitas vezes não tem oportunidade de se regularizar. Isso tudo dá uma condição clara de alinhamento daquilo que estamos executando e pretendemos executar, que é legalizar todos os trabalhadores do país vizinho", disse o presidente da Fiems.
Ao elogiar a iniciativa, o superintendente do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Alexandre Moraes Cantero, destacou que o propósito da medida é combater o tráfico de pessoas e combater o trabalho em situação análoga à escravidão.
"Muitas vezes esses estrangeiros são vítimas de tráfico ou são resgatados desta condição. Essa é uma oportunidade de auxiliar o setor produtivo, que vive o pleno emprego, e ao mesmo tempo, promover inclusão de pessoas no trabalho formal. É uma medida que está de acordo com a agenda do Estado brasileiro, que é a agenda do trabalho decente", destacou o superintendente.
Nevercindo Cordeiro, diretor da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, vê como positiva a iniciativa de promover intercâmbio profissional entre os dois países, no contexto de uma busca por maior integração entre os países da Rota Bioceânica.
"Será uma grande oportunidade para que a juventude paraguaia venha aprender a trabalhar no Brasil, e depois poder voltar ao seu país como profissionais. Temos que celebrar este acordo, que atende ambas as partes. Acredito que Mato Grosso do Sul não vai se arrepender ao contratar paraguaios", disse Cordeiro.
Participaram da assinatura do documento o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior; o diretor da Fiems Régis Comarella; o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo; e a empresária Simone Oliveira, da indústria Nilcatex Têxtil.
Últimas Notícias
- Educação - 11:54 Cinco dicas para um ano letivo organizado na educação infantil
- Saúde - 11:35 SMS pede colaboração dos cidadãos no combate à leishmaniose
- Obras nas ruas - 11:12 Prefeitura inicia recuperação de vias danificadas pelas chuvas do Jardim Colúmbia
- Fies - 10:52 Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje
- 14 de junho - 10:35 Poeta Manoel de Barros ganha retrato
- Aquidauana - 10:16 Bezerro é resgatado com vida após cair em poço de dez metros
- Natureza - 09:50 UFMS divulga pesquisa que aponta 75 espécies que podem desaparecer do Pantanal
- Maus tratos - 09:32 Na Capital, polícia prende homem por abandonar cachorro na rua
- Pé-de-Meia - 09:09 Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira
- Até final de 2026 - 08:39 Cidade preparada para Rota Bioceânica