Geral
Festival do empreendedorismo é sucesso de público e crítica na Capital
Realizado pelo Sebrae-MS, EmpreendFest traz nomes como ex-jogador Diego Ribas para palestrar aos empresários
Sexta-feira, 06 Outubro de 2023 - 18:00 | Gabriel Telê Santana
O EmpreendFest realizado em Campo Grande (MS) nesta quinta e sexta-feira, 5 e 5, é o primeiro festival de empreendedorismo do Sebrae/MS. O evento reunirá grandes nomes do mercado como Martha Gabriel, Marcos Piangers, Diego Ribas e Natalia Beauty.
O evento, que já reuniu mais de 8 mil pessoas presentes e mais de 10 mil inscritas, com objetivo de dar oportunidade aos empresários que buscam conhecimento gratuito e troca de informações com outros empresários.
Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS fala sobre a importância do evento. “A importância desse trabalho aqui nosso, ontem foi dia 5, dia 5 é o dia da pequena empresa, então a ideia era a gente dar um presente para os empresariados, trazendo grandes palestras, grandes oportunidades de conhecimento, troca de informação. Nós estamos tendo hoje aqui rodadas de negócio, várias empresas quase 100 empresas participando aqui, só de rodar de negócios com 15 âncoras. Então sim, nós estamos aqui como oportunidades para esse empresário pensar no seu negócio, inovar, melhorar a sua gestão, melhorar o seu conhecimento, aplicar um pouco o que a inteligência artificial está falando do futuro, como que eu integro isso com pessoas, que é o fundamental em qualquer empresa.”
Em um dos ambientes do Empreendefest, o Palco Sebrae Startups mostrará tendências em uma exposição de 20 startups, projetos do Living Lab – laboratório de inovação do Sebrae/MS, e palestras sobre inovação aberta, investimentos, e como inovar na prática. Já em outro ambiente, os visitantes poderão conferir, por exemplo, produtos dos expositores participantes do Sebrae Delas – programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres –, e do selo Made in Pantanal, ação do programa Pró Pantanal, que dá suporte aos pequenos negócios localizados no bioma.
“Nós estamos com uma feira com mais de 80 expositores, pequenos empresários aqui, a parte da economia das mulheres é muito forte, como você vai ter ideia delas. O PRO Pantanal aqui trazendo os produtos made in Pantanal, que são produzidos na região do Pantanal. Então tudo isso, valorizando a nossa cultura, valorizando o nosso empreendedor e parabenizando aqueles que acreditam, que trabalham, que vivem num pequeno negócio” Finaliza Claudio Mendonça.
O evento contou com muitas atrações culturais, com mais de 80 expositores de diversos lugares do estado. Gilmar e seu amigo Denis, de 40 e 32 anos, fazem parte do Made in Pantanal, ambos indígenas, que estão no empreendedorismo há um ano com a Associação Salobra, que fica a 15KM de Miranda, sentido Corumbá. Os dois, apresentam a arte terena, com intuito de mostrar a cultura terena para os jovens.
Gilmar sobre seus produtos e como são usados na cultura terena. "Nossa comunidade terena vem a representar com os trabalhos terenos, o grafismo, etnografismo. Eles fazem uma parte de preservação da natureza maravilhosa. Fazem a pintura deles, são feitas da própria argila, são três, quatro tipos de pintura, são quatro tipos de cor. E eles fazem o etnografismo com genipá, com orucum. Esse Janipapo, quando tá bem verde, ele fica fixando a pele de 10 a 15 dias, fica fixando a pele. E o Urucum, ele sai com lavagem e fazer tatuagem."
Fernando Merisio de Oliveira, de 43 anos, que faz parte do "Sebrae Delas" da empresa de Doces Gourmet, começou com o negócio há dois anos, trabalhando apenas com delivery e hoje com ajuda do Sebrae consegue consolidar sua empresa. “Nós sempre tem algumas situações aí, alguns percalços na vida, mas é só a gente perseverar e continuar tendo parcerias boas como a do Sebrae, que tá sendo maravilhosa. Esse ano eu tô fazendo o Sebrae Delas, que é um encontro de mulheres de negócios e tudo isso tem sido enriquecedor pra mim.”
Rafael Salomão, de 27 anos, da empresa Crontractor, que oferece soluções de contratos e assinatura eletrônica. “Começamos a empresa em 2017, então teve um crescimento grande em diferentes períodos, principalmente quando teve uma transformação digital mais acelerada ali, no início da pandemia. Então isso ajudou bastante a alavancar realmente nossos produtos. A gente começou a oferecer até um produto gratuito de assinatura eletrônica, pra que todo mundo realmente pudesse se familiarizar com essa solução.”
"E agora a gente está com a expectativa de aumentar cada vez mais nossa tecnologia, com alguns recursos de inteligência artificial e outras questões tecnológicas, justamente para deixar o produto cada vez mais robusto." Finaliza Rafael.
O evento, com uma área apenas voltadas para os assuntos de jogos, com empreendedores já consolidados. “Uma arena, um ambiente, pra mostrar o impacto que a indústria criativa tá trazendo pra economia global. Então se você observar aqui, a gente trouxe várias informações, que é justamente pros pais, pro própria pessoa que é apaixonada por jogo, entender que essa paixão não é só um divertimento, um hobby, ela pode se tornar sim algo incrível.” Analista-técnico do Sebrae/MS, Flávio Domeniche.
Flávio ainda fala sobre jogo internacionalmente conhecido, criado em Mato Grosso do Sul, em um estúdio chamado Asante Games. “É um estúdio que hoje eles só trabalham com esse jogo, porque é um jogo que ganhou muita popularidade. Ele tem mais de 9 países, 30 milhões de downloads. É bastante coisa para um jogo. É um jogo que hoje tá na Steam, esse jogo hoje tá no PC, no mobile, tá em todos os lugares. E ele tem muita visibilidade de uma comunidade gigantesca de pessoas que abraçaram o jogo.”
Flávio ainda diz sobre jogo de tabuleiro criado com objetivo de combate ao racismo, com muito conhecimento e aspectos sociais. “Fizemos esse jogo onde realmente você combate o racismo com informação, com conhecimento, mas com aspectos sociais. Então ele envolve muitos sentimentos, ele envolve cultura. Então ontem o pessoal veio aqui e jogou. Tem muita investidora atrás dele já, muita gente querendo comprar esse jogo.”
Além de uma estrutura pensada para surpreender, grandes nomes do mercado vão inspirar empreendedores de todo o estado. Entre os palestrantes confirmados, Martha Gabriel, top 100 professores experts em tecnologia no mundo, referência nas áreas de estratégias digitais de negócios, tendências e inovação; Marcos Piangers, autor do best-seller O Papai é Pop com mais de 500 mil cópias vendidas, com experiência na Rede Globo; Diego Ribas, comentarista e ex-futebolista brasileiro pelos maiores clubes de futebol; e Natalia Beauty, uma das mulheres mais influentes do mercado de beleza, fundadora do Natalia Beauty Group, presente em mais de 10 países, com faturamento de R$ 30 milhões.
Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS
Data: 5 e 6 de outubro
Hora: 14h às 20h
Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande/MS
Investimento: Gratuito
Últimas Notícias
- Educação - 18:10 Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
- MS - 17:53 MS lidera projeções como o estado brasileiro com maior previsão de crescimento do PIB em 2025
- Nova Andradina - 17:35 Veículo carregado com produtos ilegais é apreendido pelo DOF
- Acidente Fatal - 17:10 Criança de 8 anos morre atropelada ao tentar atravessar BR-163
- Anastácio - 16:50 Mulher é suspeita de jogar água quente em ex-companheiro no interior de MS
- Investigação - 16:35 Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no São Conrado
- Acidente de Trânsito - 16:11 Motociclista fica gravemente ferido após colidir em carro em Dourados
- Investigação - 15:50 Polícia prende suspeito de matar homem no bairro Santo Eugênio
- Luto - 15:32 CMO presta homenagem a soldado morto
- Justiça - 15:10 Morte de ex-mulher e amiga foi arquitetada por suspeito