Geral
Estudo identifica 318 propriedades rurais com grande risco de incêndio no Pantanal
Estudo elaborado pelo Projeto Pantanal em Alerta identifica focos prioritários de prevenção a incêndios
Terça-feira, 02 Maio de 2023 - 14:36 | Victória de Oliveira
Mato Grosso do Sul possui 318 propriedades rurais com maior urgência quanto à prevenção de incêndios. É o que aponta o Relatório de Áreas Prioritárias divulgado na última semana pelo Ministério Público (MPMS). Das áreas identificadas, 60 possuem probabilidade de acúmulo de biomassa e prioritárias para prevenção de incêndios.
O Relatório de Áreas Prioritárias identificou 318 propriedades rurais prioritárias para 2023, situadas nos Municípios de Corumbá (255), Aquidauana (40), Porto Murtinho (13), Miranda (6), Rio Verde de Mato Grosso (2), Sonora (1) e Ladário (1), dentre as quais 60 são áreas com probabilidade de acúmulo de biomassa e prioritárias para prevenção de incêndios, com foco em espécies sensíveis e com baixo potencial de regeneração.
Em comparação com os relatórios de 2021 e 2022, este ano possui diminuição de cerca de 3,5% de propriedades alvos das ações preventivas. No ano passado, 326 propriedades eram foco de ações contra 330 no ano retrasado.
O estudo foi elaborado pelo Projeto Pantanal em Alerta e objetiva auxiliar o Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Instituto do Meio Ambiente (Imasul) nas estratégias de monitoramento, prevenção, responsabilização e educação ambiental, bem como identificar as propriedades prioritárias para ação coletiva evitando o espalhamento e acúmulo de vegetação seca, que pode servir como combustível para os incêndios.
O Relatório identifica as propriedades com maior risco de incêndio, com base em critérios técnicos elaborados pelo Núcleo de Geotecnologias (NUGEO), tendo como foco aquelas que deverão ter maior cuidado na próxima temporada de seca.
Segundo o estudo, uma das linhas buscou a identificação das propriedades rurais que possuem áreas com maior recorrência de incêndios nos últimos anos, com base em dados do Fire Information for Resource Management System (FIRMS). Dessa forma, foi possível identificar 114 propriedades rurais sobre áreas de recorrência de fogo Alta e Muito Alta.
Pantanal em Alerta - Segundo o monitoramento em tempo real realizado pelo Corpo de Bombeiros, nas últimas 24h, foram identificados 15 focos de calor no Pantanal, todos na região de Rio Verde de Mato Grosso. Até então, duas propriedades rurais foram atingidas pelas chamas.
Nos últimos sete dias, 60 hectares foram queimados e uma propriedade rural foi atingida.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias
- Trânsito - 14:10 Juizado Especial de Trânsito funciona normalmente durante recesso do TJMS
- Três Lagoas - 13:45 Deck da Lagoa Maior é inaugurado em Três Lagoas com investimento de R$ 1 milhão