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Estudantes querem transformar ilhas de calor da Capital em energia verde
Projeto a favor da sustentabilidade da Cidade Morena é desenvolvido por alunos de escola do Sesi
Segunda-feira, 26 Agosto de 2024 - 08:00 | Clara Borba Deps
Os alunos do ensino médio da Escola Sesi estão desenvolvendo dois projetos que auxiliam no monitoramento e no desenvolvimento de geração de energia limpa e sustentável.
No primeiro estudo foi desenvolvida a identificação e o avanço das placas solares na cidade utilizando o Google Earth, nele é possível identificar essa dinâmica ao longo de 22 anos, em três áreas da cidade e sua expansão ao longo dos anos deste tipo de fonte de energia sustentável. No caso, o uso do desta metodologia de geoidentificação utilizando o Google Earth também pode ser utilizado para vários outros temas como casos de dengue, leishmaniose e etc, explica a aluna Vitória Tavares. No qual permite especializar esses pontos de forma dinâmica o que pode auxiliar tanto o poder publico quanto privado com essas informações de forma barata, indicando aspectos, cronológicos e socioeconônomicos das regiões da Capital.
No segundo estudo, estamos desenvolvendo uma forma de captar e transformar o calor oriundo das ilhas de calor gerado nas áreas urbanas em energia complementar a rede elétrica de placas solares, A partir da identificação de ilhas de calor na cidade, os alunos querem utilizar metodologia para pensar em soluções para a utilização desse calor como geração de energia complementar, a partir de um protótipo. “Uma dificuldade que a gente teve, foi ver como iríamos transformar calor em energia sem uma fonte elétrica ligada, então estudamos e achamos um efeito para um protótipo que consegue fazer essa conversão” esclarece Isabelly Gianini do Terceiro Ano.
O professor Leandro Félix, que orienta o projeto, explica que esse tipo de energia seria usada de forma complementar à energia solar, já que, não teria a capacidade para alimentar uma casa, por exemplo, mas seria utilizado em circuitos mais simples, como uma tomada. Os alunos também estão trabalhando em formas que esse aparelho consiga armazenar a energia e não apenas gerar uma corrente, para melhor utilização em áreas urbanas. E já tiveram alguns resultados promissores que daram continuidade ao projeto.
A iniciativa, que começou no ano passado, surgiu a partir da necessidade de observar fenômenos que foram trabalhados em sala de aula e a necessidade de novas formas de energia sustentável, resultando em projetos que pensassem em formas de atender essa demanda que também foi percebida pelos alunos. Os responsáveis do projeto são cinco alunos dos Segundos e Terceiros Anos da Escola Sesi, Vitória, Mallu, Yasmim, Gianini e Dueck, que tiveram ajuda e orientação dos professores Leandro Félix e Lilian Resende.
A turma de iniciação científica da Escola Sesi também conta com projetos de temas variados, onde os alunos pensam em soluções para problemas que eles mesmos percebem e depois desenvolvem e sintetizam com a ajuda dos professores. O professor Leandro conta que o objetivo do projeto também é chegar nas feiras científicas e continuar a desenvolver os trabalhos científicos da turma, auxiliando os alunos a construir ideias que também vão contribuir pro futuro da ciência, “Quando olhamos pras turmas mais jovens, vemos cada vez mais ideias que impressionam”.
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