Geral
Estado expande escolas de ensino em tempo integral para 2024
Período de matrículas foi adiantado e elas poderão ser feitas também de maneira virtual
Segunda-feira, 06 Novembro de 2023 - 18:00 | Taís Wölfert
![Estado expande escolas de ensino em tempo integral para 2024](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2023/11/06/3hwrvz7djc00s.jpg)
Para o próximo ano, 2024, o governo do estado de Mato Grosso do Sul vai expandir o número de escolas de ensino integral e todos os 79 municípios do estados contarão com pelo menos uma escola de tempo integral. Além disso, alunos de escolas indígenas ou quilombolas receberão tablets. E também haverá o núcleo de pesquisa e de prevenção a acidentes na escola em parceria com o corpo de bombeiros e a secretaria de estado e educação.
Em um evento para anunciar as novidades da educação oferecida pelo Estado estavam presentes o vice-governador José Carlos Barbosa conhecido como Barbosinha, o Secretário adjunto de Estado de Educação Helio Queiroz, o Secretário adjunto de Estado de Educação Edio de Castro e a procuradora de justiça Vera Vieira.
![Estado expande escolas de ensino em tempo integral para 2024](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2023/11/06/2zvurixeuvy8c.jpg)
Helio falou sobre a dificuldade em ampliar o ensino em tempo integral. "De um lado a gente vive a necessidade da ampliação nas escolas em tempo integral, da oferta de tempo integral para os nossos estudantes. Isso é hoje um dos grandes desafios da educação, ampliar o tempo integral. Você ampliar a carga horaria de um estudante na escola não é só você manter o estudante na escola. Você tem que dar qualidade para esse estudante".
Ele afirmou que o Estado tem tido esforço para ampliar essa oferta de vagas e fez um investimento de cerca de 200 milhões de reais para que essa ampliação seja feita. Em 2023, existem 187.032 estudantes matriculados em redes de ensino do Estado, a projeção para 2024 é de 205.460 estudantes matriculados. Além disso, a projeção inicial era que apenas em 2026, Mato Grosso do Sul conseguiria oferecer ensino integral em todos os municípios, mas houve um adiantamento de dois anos, e agora a previsão é de em 2024 essa meta seja cumprida.
O vice-governador Barbosinha que representou o governador Eduardo Riedel porque esse teve uma agenda de emergência sobre a reforma tributária, ressaltou que essa oferta de vagas para o próximo ano é o "reconhecimento de que preparar na base é preparar para o futuro".
![Estado expande escolas de ensino em tempo integral para 2024](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2023/11/06/1h6dphnlcyw42.jpg)
"O ensino fundamental é responsabilidade do município, o estado quando oportuniza 16 mil vagas para o ensino fundamental significa que esses alunos que estariam em salas de aula da rede municipal estarão em salas de aula do Estado e assim as outras vagas podem ser destinadas a creche. É um trabalho entre o governo do Estado e os municípios" explicou o vice-governador.
O período de matrícula, que era para acontecer apenas na segunda quinzena de novembro foi adiantado e estará aberto amanhã, terça-feira, dia 07. Ela poderá ser feita de maneira digital pelo site matriculadigital.ms.gov.br, pelo telefone 0800 647 0028 ou pela central de matrículas localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612.
O evento também contou com a entrega de alguns tablets para estudantes de escola indígenas ou quilombolas. Os quatro estudantes presentes estavam lá para representar as 18 escolas estaduais que receberão os aparelhos.
![Estado expande escolas de ensino em tempo integral para 2024](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2023/11/06/xx1byjaxx08r.jpg)
Yan Bernando era um dos estudantes presentes e falou que se sente "muito feliz com o item recebido porque o mundo tem muita tecnologia. Com o aparelho a aprendizagem e pesquisa seriam facilitadas pela ajuda proporcionada". Foram investidos quase três milhões na compra dos aparelhos.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais