• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Equipe da Escola Sesi de Naviraí vai disputar regional de robótica nos EUA

Eles competem na categoria de entrada que utiliza robôs para simular resgate de pessoas em situações de risco de vida

Sábado, 29 Março de 2025 - 11:00 | Redação


De Naviraí para o mundo! A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi, vai disputar a primeira edição da RoboCupJunior Super Regional Américas, nos Estados Unidos, de 25 a 29 de abril. O torneio deve reunir equipes das Américas do Norte, Central e do Sul e conta com modalidades que fazem parte da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A delegação sul-mato-grossense é formada pelos alunos Miguel Siqueira Botelho e Gabriel Ávalo da Silva, coordenados pelo professor Anderson Douglas da Rocha Souza. Eles competem na Primary Rescue Line, categoria de entrada que utiliza robôs para simular o resgate de pessoas em situações de risco de vida.

A vaga ao regional das Américas foi conquistada após a medalha de prata na etapa nacional da OBR, em novembro do ano passado. Anderson fala da alegria em representar Naviraí e Mato Grosso do Sul em uma competição internacional.

"Quando conseguimos a classificação, demorou para cair a ficha. Aí veio a saga de tirar passaporte, correr atrás do visto e toda a documentação. Isso deixou os alunos e os técnicos um pouco assustados, por ser tudo novidade. Mas esses são os frutos do trabalho. Agora, os alunos vão ter a oportunidade de levar o nome da Escola Sesi e de Naviraí para representar o Brasil na RoboCup", comenta o professor.

Gabriel Ávalo da Silva estuda no 8º ano do ensino fundamental e há cerca de um ano integra a Tech Vikings. O aluno conta que não esperava as coisas acontecendo tão rápido, com medalhas em torneios nacionais e viagens para fora do país.

"Meus planos eram ir para fora do Brasil depois de adulto. É uma emoção gigantesca, porque vou poder representar Naviraí mundo afora", diz Gabriel. Os treinos diários no contraturno escolar e o curso de inglês complementam a rotina intensa da equipe nas semanas que antecedem a competição. Mais importante do que ganhar ou perder, o aprendizado que se leva para a vida não tem preço.

 "A robótica me ajuda muito, já que antes eu era muito tímido e a competição me leva a falar mais com as pessoas. Aprendi muito com a robótica e quero aprender ainda mais", conclui o estudante.

A RoboCupJunior Super Regional Américas acontecerá na cidade de Mercersburg, na Pensilvânia (EUA). Para mais informações sobre a competição, acesse: https://2025.robocupamericas.org/

 

SIGA-NOS NO Google News