• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Energisa registra redução no número de colisão de veículos em postes

Dados comparam os quatro primeiros meses de 2023 e 2024 e concessionária se unem à campanha Maio Amarelo

Quinta-feira, 16 Maio de 2024 - 09:32 | Laura Cação


Energisa registra redução no número de colisão de veículos em postes
(Foto: Divulgação)

Campanha Maio Amarelo 2024 lançada no início desse mês, é voltada para a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e redução de mortes, trazendo o tema "Paz no trânsito começa por você". Um dos pontos de atenção é o índice de acidentes envolvendo veículos e postes de energia. Além dos riscos à vida, essas colisões nas estruturas da rede elétrica geram a interrupção no fornecimento de energia nas residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar inúmeros transtornos no trânsito.

No ano de 2023, foram registradas 119 batidas em postes em Mato Grosso do Sul, 59 ocorrências a menos que durante o ano de 2022, com 178 registros. Os números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto nas áreas urbanas, quanto nas rurais dos 74 municípios atendidos pela Energisa-MS.

Nessas ocorrências, carros, caminhões e até maquinários agrícolas atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades. No ano passado, 82.876 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas em postes.

"Como distribuidora de energia, a Energisa se preocupa não apenas com os danos que essas colisões causam ao sistema elétrico, mas também com a segurança das pessoas", afirma o supervisor de Construção e Manutenção da Distribuição, Cesar Augusto Merlim dos Santos.

Energisa registra redução no número de colisão de veículos em postes
(Foto: Divulgação)

Nos quatro primeiros meses de 2023 e 2024, houve uma redução de 7,14% no número dessas ocorrências. De janeiro a abril do ano passado, foram registradas 42 batidas com interrupção de energia para 21.946 clientes; enquanto que de janeiro a abril desse ano, foram 39 registros com 24.566 clientes afetados.

"Houve situações em que uma colisão causou danos para mais de um poste. E, ainda que o impacto da batida não interrompa o fornecimento da energia imediatamente, muitas vezes precisamos realizar um desligamento emergencial para substituir os postes e executar os reparos nas estruturas. Essa é uma atividade de maior complexidade, portanto leva um tempo adicional para ser executada com segurança", explica o supervisor.

Em acidente com poste, onde cabos energizados caem no chão ou sobre o veículo, devesse ficar atento a orientações:

Os ocupantes do veículo devem se manter calmos e permanecer dentro do veículo sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.

Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias, também precisa manter a distância, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 722 7272.

SIGA-NOS NO Google News