Geral
Empreendedorismo Feminino: Conheça Lyandra, uma jovem empreendedora
Lyandra iniciou sua trajetória no empreendedorismo aos 16 anos, e ela menciona: "Comecei a vender mais para amigas e, desde então, não parei mais, e não pretendo parar."
Domingo, 19 Novembro de 2023 - 12:10 | Keyla Santos
O empreendedorismo feminino está em ascensão no Brasil, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com base nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com esses dados, existem cerca de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras no País.
Esse crescimento expressivo levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a criar o Dia do Empreendedorismo Feminino em 2014, celebrado em 19 de novembro. O objetivo é incentivar a abertura de negócios liderados por mulheres, impulsionando a economia.
Lyandra Levinski, de 20 anos, iniciou sua jornada empreendedora aos 16 anos, revendendo material de papelaria durante a pandemia. Ela relata que sua inspiração veio ao seguir uma empreendedora no Instagram e decidir também investir nesse ramo. No entanto, com o tempo, percebeu que a venda de artigos de papelaria seria temporária.
Houve uma mudança de foco ocorreu quando, ao procurar um modelo específico de sutiã em Campo Grande e não encontrar, viu na internet por um preço elevado. Isso a fez questionar a falta de acessibilidade e inspirou-a a começar a trabalhar com lingerie.
Em 2021, ela lançou sua loja online chamada Lya Store, inicialmente vendendo para amigas por meio do Instagram. Ser uma empreendedora não é fácil, exigindo tempo e, por vezes, interferindo na vida pessoal.
Ela compartilha como equilibra o profissional e o pessoal, destacando a importância do planejamento e da organização. “ Eu acredito que a chave para a gente ter o equilíbrio da vida profissional e pessoal é o planejamento e organização, muitas empreendedoras desistem na metade do caminho do seu negócio porque elas acabam não tendo essa diferenciação do pessoal e profissional. Acabam vivendo 24 horas pelo seu negócio, deixando de lado os momentos de lazer, a própria vida da pessoa mesmo, você tem que ter tempo para aproveitar os filhos. O intuito do empreendedorismo é aquela liberdade que todo mundo prega, mas que nem em todo lugar realmente acontece. E eu acredito que o ponto-chave seria o equilíbrio e o planejamento mesmo.” Concluiu.
Ao longo do processo de manter sua loja, Lyandra tornou-se mãe, enfrentando desafios ao conciliar a maternidade com o empreendedorismo. Ela destaca que um dos maiores desafios. “ Um dos meus maiores desafios até hoje olhando minha trajetória que está completando quase três anos, foi assim que eu ganhei a Isis, que é minha filha, ela está com um mês e dez dias. Quando a gente se torna mãe, no momento que o bebê nasce, a gente vive para ele, então eu me senti um pouco perdida em relação a isso, porque eu não conseguia dar atenção à loja. Eu não consegui dar muita atenção à loja e foi um dos meus maiores desafios conciliar a maternidade com o empreendedorismo, que a partir, assim, do 15º dia de vida dela, eu consegui me dar mais. Tempo para conseguir fazer as coisas da loja, as demandas da loja.” Relatou
Para Lya as vendas online são um ótimo aliado, muitos clientes chegam até ela dessa forma. “ Eu acredito que uma empresa, pra ter sucesso, ela tem que estar na internet, né? Tem que usar a tecnologia ao seu favor. E o meu canal de venda atual é a internet, a gente trabalha com o Instagram, né? Trazendo sempre, acompanhando sempre as tendências, trazendo vídeos, detalhes das peças, trazendo a humanização da marca no geral." Relatou
Atualmente o objetivo da sua loja é incluir a todos e trazer diversidade aos seus clientes. “ Meu principal objetivo a longo prazo, para empresa, seria trazer diversidade e inclusão. Estou me planejando pra desde agora e trabalhando isso pra ficar muito claro, para quando a pessoa bater o olho na loja, saber que tem essa diversidade e essa inclusão. Como eu quero trabalhar isso desde agora, eu já vou abrir algumas seleções pras novas modelos da loja, novas embaixadoras, que são meninas que carregam o nome da marca, e trazer mais diversidade pra essas nossas embaixadoras. Trazendo essa maior diversidade, a gente terá maior diversidade de corpos usando as nossas peças, e isso trará mais inclusão pras nossas clientes também”. Explicou
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Curso de linguas - 13:50 IFMS inicia prazo de matrícula em cursos de idiomas a distância
- Solicitação - 13:33 Deputado Lucas de Lima cobra demora no atendimento prestado às mães atípicas
- Maior festa - 13:09 Carnaval 2025 começa dia 22 de fevereiro
- Saúde - 12:40 A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- OBMEP - 12:10 Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscrições
- Inflação - 11:50 Lula afirma que inflação está ‘razoavelmente controlada’ e governo vai reduzir ainda mais
- Justiça - 11:39 Defesa de Robinho recorre ao Supremo e pede que ex-jogador seja solto
- Economia do MS - 11:11 Abertura de empresas em Mato Grosso do Sul cresceu 50,5% em janeiro
- Desaparecido - 10:45 Desaparecido desde sábado, família busca por paradeiro de Andrey
- Ajuda - 10:38 Campanha arrecada material escolar para crianças vítimas de violência