Geral
Emissão de novas carteiras de identidade cresce 70% em MS
Estado alcança 288 mil documentos emitidos em 2024, com avanços tecnológicos e ampliação de vagas de atendimento
Domingo, 19 Janeiro de 2025 - 09:50 | Redação
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Identificação da Sejusp, anunciou que 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas em 2024, o que representa um aumento de 70,14% em comparação ao ano anterior, quando 169.727 documentos foram confeccionados. Atualmente, cerca de 750 vagas diárias são disponibilizadas na Capital, enquanto nos demais municípios esse número chega a 1.300. Na última semana, 450 vagas extras foram abertas no Pátio Central para atender à demanda em Campo Grande.
O Instituto de Identificação reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou cancelá-los em caso de impossibilidade, ação que pode ser feita diretamente no site utilizado para o agendamento. Além disso, atendimentos emergenciais são realizados por encaixe em todos os postos, mediante comprovação da necessidade.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz avanços como a unificação do CPF como registro geral e a inclusão de informações adicionais, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças. O documento conta com QR Code para validação eletrônica e utiliza o MRZ (Machine Readable Zone), padrão internacional presente em passaportes, que aumenta a segurança contra fraudes. A primeira via é gratuita e tem validade definida conforme a faixa etária: 5 anos para pessoas de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para aqueles com mais de 60 anos. A gratuidade para emissão da primeira via está garantida até 2032, conforme determinação do Governo Federal.
A emissão do novo documento pode ser agendada de forma simples e online, pelo link servicos.sejusp.ms.gov.br. Para o processo, são obrigatórios o CPF e a Certidão de Nascimento ou Casamento. Outros documentos, como Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor, são opcionais. O novo RG também está disponível em formato digital, acessível pelo aplicativo Gov.br.
Últimas Notícias
- Direitos Humanos - 13:42 Plataformas de mobilidade combaterão racismo e intolerância religiosa
- Bioparque - 13:00 Bioparque Pantanal integra Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
- Idosos - 12:50 Comissão da Câmara aprova meia-entrada a acompanhantes de idosos
- Direitos Humanos - 12:19 Comissão aprova selo para empresas que promovam direitos dos idosos
- Saúde - 11:50 Embalagem de autoteste de HIV fica mais discreta para incentivar uso
- Licença Maternidade - 11:11 Senado pode votar em 2025 ampliação das licenças maternidade e paternidade
- Saúde - 10:50 Campanha estadual combate arboviroses em áreas rurais de MS
- Saúde - 10:19 Musculação ou Cardio? Saiba como realizar o treino de forma eficiente
- Documentos - 09:50 Emissão de novas carteiras de identidade cresce 70% em MS
- Educação - 09:10 Saiba como usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo