• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Drive Thru da reciclagem deve coletar mais de 40 toneladas de materiais descartáveis

A ação vai até dia 16 e deve recolher mais de 10 toneladas de roupa

Quinta-feira, 14 Março de 2024 - 11:30 | Ian Netto


Drive Thru da reciclagem deve coletar mais de 40 toneladas de materiais descartáveis
Mais de 45 mil toneladas de material reciclado serão recolhidos no drive (Imagem: Luciano Muta)


Iniciou hoje a 11ª edição do Drive Thru da reciclagem. O intuito é ensinar a população sobre a importância do descarte correto de materiais recicláveis. Em 2023, a ação arrecadou mais de 6 toneladas de materiais recicláveis, contribuindo com a saúde do meio ambiente da capital.

Para Iara Marchioretto, diretora de saneamento básico da AGEMS (Agência Estadual de Regulação), a ação é uma das formas de ensinar a população sobre a importância do reaproveitamento desses materiais que seriam descartados.

Drive Thru da reciclagem deve coletar mais de 40 toneladas de materiais
Iara Marchioretto, diretora de saneamento básico da AGEMS (Imagem: Luciano Muta)

"É necessário que a gente aprenda os 5 R's: Repensar, reduzir, reutilizar, recusar e reciclar para contribuir com a diminuição de lixo aqui em Campo Grande", disse Iara.

A expectativa é que ação colete mais de 45 mil toneladas de materiais e 10 mil peças de roupa, que serão entregues para a população em situação de vulnerabilidade.

"A gente precisa falar sobre a logística reversa, que é quando esses materiais acabam voltando para as empresas para serem reutilizados. A mesma coisa com economia circular, onde o material que iria pro lixo, acaba sendo reaproveitado, para que a gente entenda a importância do reuso", afirmou Iara.

Exemplo disso é a empreendedora Angelita da Costa, que usa de materiais descartados para fazer arte. Atuando na área há mais de 16 anos, ela utiliza tampinhas de garrafa, CDs, papelão, latas para fazer suas obras.

Drive Thru da reciclagem deve coletar mais de 40 toneladas de materiais
Angelita da Costa, empresária e artesã (Imagem: Luciano Muta) 

"Além de ajudar no meio ambiente, transformando o que seria jogado no lixo, ainda consigo fazer uma renda pra mim". Ela fala que a ideia surgiu ainda nova, pela curiosidade do que seria feito com o material depois de descartado. "Eu comecei fazendo crochê, mas depois de um tempo comecei a procurar algumas coisas, acompanhando artesãs do Brasil toda aí chegou a internet que facilitou tudo, aprendi a mexer com os materiais e agora não paro".

Atualmente, Angelita ministra um curso, onde ensina para mulheres em situação de vulnerabilidade social como produzir as obras. Membro atual do grupo Mulheres Empreendedoras, ela expõe todos os sábados, em conjunto com um grupo de mulheres, as suas obras em praças da capital.

"Seria ótimo se o governo ou a prefeitura pensasse mais nisso e colocasse mais pontos de coleta desses materiais para gente poder pegar e transformá-las, iria ajudar tanto no meio ambiente quanto para nós artesãs".

Já para Karina da Cunha, estudante do último ano de farmácia, a ação é de suma importância na educação da população no descarte correto desses materiais, para que não haja poluição no meio ambiente.

Drive Thru da reciclagem deve coletar mais de 40 toneladas de materiais
Karina da Cunha, estudante de farmácia (Imagem: Luciano Muta) 

"Eu acho muito importante, muita gente não sabe como descartar remédios e isso pode poluir a água, a terra sendo muito prejudicial até para nossa saúde", afirma Karina. O drive-thru da reciclagem deve ficar disponível até o dia 16, sábado, das 08:00 horas até as 17:00 nos altos da Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News