• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Delegado faz manobra de primeiros socorros e salva bebê de engasgamento

Criança estava com o corpo mole e com a coloração da pele alterada

Terça-feira, 21 Março de 2023 - 16:35 | Marina Romualdo


Delegado faz manobra de primeiros socorros e salva bebê de engasgamento
(Foto: IStock/Reprodução)

O delegado-adjunto da 6ª Delegacia de Polícia Civil (6ª DP), Fabrício Dias dos Santos salvou um bebê vítima de engasgamento nesta terça-feira, 21 de Março, no bairro Jardim Tijuca, em Campo Grande (MS).

Por volta das 12h, o delegado estava saindo da unidade policial para horário de almoço quando avistou uma mulher descalça e fazendo uso apenas de uma toalha correndo pela Avenida Souto Maior, que fica nas proximidades da delegacia. No momento, imaginou tratar-se de uma vítima de violência doméstica, o mesmo seguiu em direção da mulher e logo à frente avistou uma segunda mulher, com um bebê no colo.

Em seguida, as duas pararam em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros, tendo o delegado estacionado o seu veículo na via pública e se aproximado das mulheres, as quais, desesperadas, afirmaram que a criança estava morrendo, sem respirar.

Já sabendo da situação, Fabrício verificou que o bebê estava com o corpo mole e com a coloração da pele alterada. Como bombeiros estavam em atendimento externo, o policial pegou a criança e de imediato realizou a denominada manobra de Heimlich – que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

O bebê foi apoiado em um dos antebraços do delegado, sendo posicionada de cabeça para baixo e em seu dorso foram realizadas compressões com a palma da mão. Prontamente, a criança retomou a respiração e passou a chorar.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e foi informado que uma viatura seria deslocada para atendimento da ocorrência. Ao verificar que a criança ainda estava com o corpo mole o comunicante decidiu conduzi-la, juntamente com a genitora ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Na unidade hospitalar, a criança foi avaliada e permanece sob observação. Porém, aparentemente sem riscos. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  corpo-de-bombeiros  bebe  delegados  salvamento