Geral
#DDfaz14Anos: Livros aclamados de Raquel Naveira estão no sorteio do DD
Obras da respeitada escritora estarão nas sacolas de tesouros literários sorteados ao leitores do Diário Digital
Terça-feira, 22 Abril de 2025 - 16:12 | Redação

Escritora, comunicadora, conferencista, militante cultural e professora, mãe e avó. Raquel Naveira é uma das imortais de Mato Grosso do Sul, espaço conquistado graças a diversidade e riqueza de sua obra literária.
Dois de seus livros mais aclamados 'Manacá' e 'Poemas Portugueses' fazem parte da promoção de aniversário do Diário Digital em parceria com a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a ASL, que sorteará sacolas cheias de títulos regionais aos leitores. Saiba como participar da promoção mais abaixo nesta matéria.
Manacá é um livro de crônicas poéticas. O título da obra remete à planta tropical e também a um quadro da pintora Tarsila do Amaral. Assim explica Raquel na crônica que abre o livro, “Manacá”.
“Moro numa pequena casa, atrás de um pé de manacá. Essa flor dos barrancos é um pouco louca, pois muda de cor. Nasce branca, depois vai passando para o rosa, o lilás até chegar ao roxo macerado. Extravasa um aroma delicado, de mel sugado por pássaros”, diz trecho do livro.
"Atravessando a Serra do Mar, em direção à sua fazenda de café em Santos, a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), deve ter visto muitos arbustos de manacá eclodindo suas copas como capelas pelas encostas. Representou a árvore num quadro intitulado “Manacá”, de 1927. São formas estranhas, livres, impossíveis de encontrar na natureza. Um tufo de pétalas desiguais, roxas e róseas; montanhas cor de lavanda ao fundo; uma base compacta de cactos verdes e rombudos. Há uma fina sensualidade nessas tonalidades místicas. E a mais pura brasilidade.”
São 31 crônicas desse volume segmentado em vegetais, criaturas, reminiscências, mistérios, retratos, desenlaces, cenários, sensações, experiências individuais e coletivas, a captura de ambientes, objetos, seres e natureza. Trata-se de um livro que vai fundo em questões que dizem respeito ao ser e ao tempo, ao universo e seus contrastes, à existência e seus dilemas, ao valor da arte num tempo de valores escalonados, déficit civilizacional e aviltamento de princípios.

Poemas portugueses - 'Poemas portugueses' é outro livro muito aclamado de Raquel Naveira. O material foi recolhido de outros livros da autora e organizado numa só coletânea, como “reordenação da memória lusa, da memória do meu país e da minha própria”
Na obra, ela inclui personagens históricos, lugares, pessoas da família, todos e cada um é reverenciado em sua condição de origem, de gênese, em sua ancestralidade. Raquel é neta de portugueses.
Conforme críticas literárias publicadas a respeito da obra, a coletânia de poemas consegue carrefar história e a poética com leveza, cuidado, doçura e grandeza que só um escritor com larga experiência consegue fazer. Par aos leitores, Raquel Naveira é apontada como uma escritora que maneja e intertextualidade com maestria única.
Os poemas têm linguagem simples e sem rebuscamentos. Não existe critério de ordem cronológica na distribuição deles. O poema, Dom Pedro em Queluz, é citado em muitas críticas para representar a obra.
"Este foi o quarto
Onde aconteceu o parto:
O dossel,
As colunas toscanas,
Das cortinas
Pode-se ver o pátio,
A estátua de Netuno
Com seu tridente
Erguido para o céu.
A mata que rodeia o palácio
Parece a mata do Brasil,
Há muito verde
E flores amarelas,
A praça dos touros
E uma cruz de malta."
Raquel Naveira - Nascida em Campo Grande, Raquel Naveira tem ampla obra em poesia, ensaios e romances, sendo muito premiada. São mais de 30 títulos publicados, alguns com reconhecimento nacional, entre os quais Abadia, poemas (Editora Imago,1996), e Casa de tecla, poemas (Editora Escrituras, 1999), indicados ao Prêmio Jabuti de Poesia, pela Câmara Brasileira do Livro.
É formada em Direito pela UCDB onde lecionou, Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. É considerada uma escritora completa, romancista vigorosa e grande poeta, sendo frequentemente enaltecida pela sua contribuição à literatura regional.
Raquel Naveira ocupa a cadeira de número 8 na Academia Sul-mato-grossense de Letras e participa da promoção do Diário Digital com os títulos 'Manacá' e 'Poemas Portugueses'.

Como participar da promoção dos 14 anos do DD? - Para participar da promoção de aniversário do Diário Digital, basta acessar uma das redes sociais Jornal Diário Digital, no Facebook, ou @diariodigital, no Instagram e seguir o passo a passo, simples e rápido. É preciso curtir a página, curtir o post da promoção e marcar dois amigos em modo público. Pronto. Em questão de segundos, você estará concorrendo aos sorteios.
Serão sorteadas 10 sacolas (cinco no Facebook e cinco no Instagram) com quatro livros regionais em cada uma delas. O sorteio será realizado no dia 24 de Abril. O resultado será publicado nas próprias redes sociais e também no site Diário Digital, no mesmo dia.
Vale mencionar que somente será entregue uma sacola por leitor sorteado. Embora, o internauta possa participar das duas redes sociais, ele não retira dois prêmios. Se for contemplado em ambas redes, valerá o primeiro sorteio, sendo descartado o segundo.

Últimas Notícias
- Trânsito - 18:10 Motociclista é preso por direção perigosa em Três Lagoas
- Sidrolândia - 17:50 Suspeita de tentativa de sequestro é esclarecida
- Pantanal - 17:30 'No Brasil, o ataque de onças a humanos são raros', explica o biólogo de MS
- Investigação - 17:00 Sargento da PM é suspeito de matar encanador a tiros na Capital
- Corumbá - 16:50 Vídeo: Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai
- Trânsito - 16:32 PRF: acidentes mataram um e feriram 34 nas rodovias
- Literatura Regional - 16:12 Livros de Raquel Naveira no sorteio do DD
- Iguatemi - 15:51 Vídeo: Polícia apreende 3,4 toneladas de drogas em carreta
- Investigação - 15:33 Câmera flagrou onça-pintada rondando rancho onde caseiro foi atacado em MS
- Fronteira - 15:12 Vídeo: Policial aposentado é executado a tiros dentro de carro