Geral
Comitê Estadual conclui vistorias nas salas de depoimento especial em MS
Comitê concluiu vistorias em Mato Grosso do Sul, com inspeções finalizadas em seis comarcas
Quarta-feira, 04 Setembro de 2024 - 11:32 | Redação
O Comitê Estadual de Monitoramento e Assistência Operacional do Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência concluiu, na última semana, a inspeção das salas de depoimento especial nas comarcas do interior de Mato Grosso do Sul. As vistorias, realizadas entre Junho e Agosto, abrangeram todas as comarcas do Estado, com a presença final do juiz Giuliano Máximo Martins, presidente do comitê, nas comarcas de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Sete Quedas nos dias 28 e 29 de Agosto.
O comitê, vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), teve como objetivo avaliar as condições das salas de depoimento especial para garantir que estejam alinhadas com a metodologia do protocolo brasileiro de entrevista forense, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Segundo o juiz Giuliano Martins, as inspeções revelaram a necessidade de pequenas adequações em algumas comarcas, já acolhidas pelos responsáveis, e identificaram algumas questões mais complexas em outras. Essas observações serão incluídas em um relatório a ser apresentado ao presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que avaliará a viabilidade de adequações futuras.
Martins destacou a importância do trabalho, ressaltando que a iniciativa é inédita e visa padronizar as instalações em todo o Estado, garantindo que o TJMS esteja na vanguarda no tratamento de casos envolvendo crianças e adolescentes. A avaliação geral foi positiva, com problemas encontrados considerados mínimos, refletindo o cumprimento da legislação e do protocolo estabelecido.
O juiz também enfatizou o caráter pioneiro das vistorias, afirmando que não há registro de experiências semelhantes em outros tribunais. O objetivo é manter o TJMS sempre atualizado e eficaz no suporte à infância e juventude.
A servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Doemia Ceni, acompanhou o juiz durante as vistorias.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais