Geral
Coletivo de escritores lança 'Tarja Preta Segunda Dose' na Capital
Coletânea reúne produções em prosa e poesia de 32 escritores locais
Quarta-feira, 08 Novembro de 2023 - 12:58 | Redação
No próximo dia 11, o Grupo Casa será palco de um marco literário em Mato Grosso do Sul com o lançamento do livro "Tarja Preta Segunda Dose". O Coletivo Tarja Preta, conhecido por seu compromisso com a literatura independente e de resistência, apresenta uma compilação de produções em prosa e poesia que reúne 32 escritores sul-mato-grossenses.
Sob a organização de Fábio Gondim, o livro traz o melhor da expressão literária do estado, evidenciando a maturidade e a diversidade de talentos regionais. Com prefácio de Marcelle Saboya, a obra reúne textos de Tânia Souza, Raphael Lugo, Raquel Medina, Vini Willyan, Diana Pilatti, Volmir Cardoso, Raquel Dias, Elias Borges, Isloany Machado, Luciano Serafim, Ligia Prieto, Henrique Komatsu, Marlene Mourão, Alex Domingos, Tatiana de Conto, Rafael Sampaio, Fábio Quill, Febraro de Oliveira, Eva Vilma, Fábio Gondim, Eusvaldo Rocha, Verônica Lindquist, Victor Barone, Carmem Lúcia, Wanderson Ligier, Adrianna Alberti, Ismael Machado, Thaty D Meo, Rafael Belo, Dáfini Lisboa, Alessandro Sputnik e Joseane Francisco.
O livro é uma continuação, sete anos após o lançamento do primeiro volume. "O 'Segunda Dose' surge para seguir documentando os 10 anos de existência do Coletivo, registrar a maturidade literária de cada um, somar talentos emergentes, mas principalmente para celebrar a literatura e agradecer aqueles que bebem de sua fonte", destaca Fábio Gondim.
Com um total de 430 páginas e um acabamento artesanal, esta obra é um testemunho do empenho e união dos escritores participantes, tendo seus custos viabilizados pelo próprio Coletivo. Os exemplares estarão à venda durante o lançamento, no dia 11, mas também podem ser adquiridos pelo site: https://benfeitoria.com/projeto/tarjapretasegundadose .
Tarja Preta - A história do Coletivo Tarja Preta remonta a 2013, quando um encontro após um sarau no bairro Universitário reuniu os primeiros membros, incluindo Raquel Dias, Eva Vilma, Fábio Gondim, Elias Borges e Tatiana de Conto. A conexão não se limitava apenas à afinidade literária, mas também a visões compartilhadas sobre a diversidade do mundo, posicionamentos políticos e reflexões sociais.
Ao longo dos anos, o Tarja Preta expandiu sua missão para legitimar a literatura no cenário cultural de Mato Grosso do Sul, desafiando a predominância da música na região. "Em um Estado onde a música é a arte mais destacada, os coletivos de artistas, como o nosso de literatura, são cruciais para a resistência e visibilidade da nossa expressão", ressalta Gondim.
O lançamento de "Tarja Preta Segunda Dose" no Grupo Casa promete ser um ponto importante na cena literária regional, celebrando não apenas a publicação de um livro, mas uma década de compromisso, criatividade e resistência em prol da expressão literária em Mato Grosso do Sul. Este lançamento reforça a importância dos coletivos artísticos na promoção da diversidade cultural e no fortalecimento da expressão artística independente.
Serviço:
Lançamento do livro "Tarja Preta Segunda Dose"
quando: 11/11, a partir das 17h30
onde: Grupo Casa, r. Visconde de Taunay, 306 - bairro Amambaí.
Evento gratuito, aberto ao público, com presença de alguns dos escritores.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais