Geral
Capital sedia congresso gratuito que discute a igualdade de gênero
2º Congresso Nacional Mulheres pela Paridade acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo
Quinta-feira, 13 Junho de 2024 - 14:52 | Laura Cação
O Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, com apoio de instituições públicas e privadas do Estado, promove o II Congresso Nacional Mulheres pela Paridade e II Congresso Estadual (COMPAR), com o tema “Igualdade, Paridade e Democracia”. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A entrada é gratuita e pode ser feita através do link (https://doity.com.br/compar-ii-congresso-nacional-mulheres-pela-paridade-e-ii-congresso-estadual#registration).
O evento reunirá mulheres líderes, especialistas e defensoras da igualdade de gênero para discutir estratégias, propor e articular ações que promovam a paridade de gênero em todas as esferas de poder. Com programação extensa, estão confirmadas palestras, painéis de discussão e lançamentos de livros com autoridades femininas do Estado e do país.
Para criar um espaço cada vez mais inclusivo, o COMPAR tem seu olhar voltado também à academia. Antecedendo o evento cultural, no dia 26, a Faculdade Insted através do setor de Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica e do periódico científico, convoca os congressistas para a apresentação de pesquisas científicas no formato de resumo. Até o dia 25 de junho, acadêmicos (as) de todo o país poderão enviar seus textos em cada eixo temático proposto. Já no dia 26, no período vespertino, os resumos aprovados deverão ser defendidos pelos congressistas, de forma presencial ou remota, que será realizado no Polo de Gestão e Negócios da Faculdade Insted, na Rua Marechal Rondon, 2034, Centro. Após o resultado final, os artigos aprovados serão publicados nos Anais da Revista RECAM. Mais informações e submissões podem ser feitas através do mesmo link de inscrição.
Ao todo, 4 painéis estão programados para o evento. “Impactos da Presença de Mulheres nos Setores de Infraestrutura, Tecnologia, Empreendedorismo e Carreiras Públicas”, “O Reflexo da Desigualdade de Gênero, Raça, Classe e Deficiência no Mundo do Trabalho e da Política”, “A Evolução da Paridade de Gênero no Sistema de Justiça Brasileiro” e “A Construção dos Direitos das Mulheres”, são alguns dos temas abordados.
Para o encerramento, no dia 28, a palestra “Igualdade, Paridade e Democracia” será proferida pela advogada, professora e apresentadora do canal GNT, Gabriela Prioli.
A realização do Congresso conta com o apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Campo Grande-MS, Prefeitura de Campo Grande, Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS), Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP/MS), Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), Associação dos Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS), Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEPOL/MS), Conselho Regional de Odontologia do Mato Grosso do Sul (CRO/MS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande-MS, União de Advogadas do Brasil (UAB/MS), ONG Paridade de Verdade, ONG Virada Feminina, Associação de Incentivo à Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos (APLIMS), Revista Camalotes (RECAM) e Faculdade Insted.
Empresas como Energisa, Sebrae-MS, Vetorial Siderurgia, Vetria Mineração, Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (APREMS), Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul (ANOREG-MS), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado de Mato Grosso do Sul (ABRIGA-MS), Gráfica Pontual, Suzano, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, CASSEMS, Famasul, Câmara Municipal de Campo Grande, Sinpetro-MS, UNISAÚDEMS, Fecomércio e Sesc são os patrocinadores do evento. A organização é de Ticiana Contis.
Serviço- II Congresso Nacional Mulheres pela Paridade e II Congresso Estadual
Dias 27 e 28 de junho, das 8h às 17h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/compar-ii-congresso-nacional-mulheres-pela-paridade-e-ii-congresso-estadual#registration
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais