Geral
Candidatos passam mal em último dia de teste físico de concurso da PMMS
Número de candidatos atendidos pelo Samu neste sábado (5) não foi informado
Sábado, 05 Agosto de 2023 - 15:31 | Victória Bissaco
Mais candidatos do concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) receberam atendimento médico neste sábado, 05 de julho, após passarem mal no Teste de Capacidade Física (TAF), em Campo Grande (MS). Este é o último dia do exame físico, a penúltima etapa do processo seletivo de policiais militares.
Conforme apurado pelo Diário Digital, os atendimentos de hoje ainda não foram contabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). No entanto, as informações repassadas apontam que alguns ‘concurseiros’ precisaram receber assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local de prova, o Centro Olímpico da Vila Nasser.
No vídeo ao qual a reportagem teve acesso, um outro candidato ao concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul desmaia antes de concluir a prova. Na gravação, os outros ‘concurseiros’ incentivam o colega a terminar a prova. “Que pena, faltando tão pouco”, diz homem que aparenta gravar o vídeo. O candidato, que não teve o nome informado, estava a um minuto de finalizar a etapa do TAF.
Na quinta-feira, 03 de agosto, o dia do teste de aptidão física terminou com quatro candidatos atendidos por equipes do Samu. Um deles, Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, natural de Goiânia, morreu horas após passar pelo TAF. Ele chegou a ser levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino por volta das 14h15, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em nota. Depois, transferido para o Hospital do Pênfigo às 15h04.
Já na unidade hospitalar, precisou ser entubado. O jovem morreu na manhã desta sexta-feira (4) no Hospital do Pênfigo. A namorada de Arthur Matheus, Lays Rosa Campos, de 23 anos, contou ao DD que o companheiro veio a Mato Grosso do Sul apenas para realizar o exame físico da Polícia Militar.
O Idecan comunicou que os horários e regramentos de exigência são padrão em todo o território nacional, conforme o edital do concurso, sendo competência secretaria de segurança. Ainda, em nota, o Instituto informa que “disponibilizou tendas com cadeiras, pontos de hidratação, equipes médicas e ambulâncias”. As quedas de bem-estar dos candidatos podem estar relacionadas ao tempo seco em todo o Estado.
Desde o início da semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publica alertas de perigo da baixa umidade de ar para os 79 municípios de MS, no qual, o aviso recomenda evitar exposição ao sol e repreende atividades físicas. Hoje, não foi diferente.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou, em nota, lamentar o caso. “O governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito ocorrido em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar, de um candidato de 25 anos oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades", diz trecho da nota.
Últimas Notícias
- Justiça - 13:35 Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe
- Agropecuária - 13:08 Cowboy de MS faz sucesso nos Estados Unidos
- Record TV - 12:19 Ator que interpretou Salomão celebra vitória no Acerte ou Caia!
- Política - 11:50 Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro
- Saúde - 11:35 Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele
- Campo Grande - 11:12 Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%
- Economia - 10:59 Conselho disciplina uso de imóvel como garantia em financiamentos
- Bem-estar - 10:39 Confira cinco atividades físicas para iniciantes
- Economia - 10:15 Confira cinco dicas para economizar energia elétrica em 2025
- Operação Piracema - 09:58 PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores