Geral
Candidatos passam mal em último dia de teste físico de concurso da PMMS
Número de candidatos atendidos pelo Samu neste sábado (5) não foi informado
Sábado, 05 Agosto de 2023 - 15:31 | Victória Bissaco

Mais candidatos do concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) receberam atendimento médico neste sábado, 05 de julho, após passarem mal no Teste de Capacidade Física (TAF), em Campo Grande (MS). Este é o último dia do exame físico, a penúltima etapa do processo seletivo de policiais militares.
Conforme apurado pelo Diário Digital, os atendimentos de hoje ainda não foram contabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). No entanto, as informações repassadas apontam que alguns ‘concurseiros’ precisaram receber assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local de prova, o Centro Olímpico da Vila Nasser.
No vídeo ao qual a reportagem teve acesso, um outro candidato ao concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul desmaia antes de concluir a prova. Na gravação, os outros ‘concurseiros’ incentivam o colega a terminar a prova. “Que pena, faltando tão pouco”, diz homem que aparenta gravar o vídeo. O candidato, que não teve o nome informado, estava a um minuto de finalizar a etapa do TAF.
Na quinta-feira, 03 de agosto, o dia do teste de aptidão física terminou com quatro candidatos atendidos por equipes do Samu. Um deles, Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, natural de Goiânia, morreu horas após passar pelo TAF. Ele chegou a ser levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino por volta das 14h15, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em nota. Depois, transferido para o Hospital do Pênfigo às 15h04.
Já na unidade hospitalar, precisou ser entubado. O jovem morreu na manhã desta sexta-feira (4) no Hospital do Pênfigo. A namorada de Arthur Matheus, Lays Rosa Campos, de 23 anos, contou ao DD que o companheiro veio a Mato Grosso do Sul apenas para realizar o exame físico da Polícia Militar.

O Idecan comunicou que os horários e regramentos de exigência são padrão em todo o território nacional, conforme o edital do concurso, sendo competência secretaria de segurança. Ainda, em nota, o Instituto informa que “disponibilizou tendas com cadeiras, pontos de hidratação, equipes médicas e ambulâncias”. As quedas de bem-estar dos candidatos podem estar relacionadas ao tempo seco em todo o Estado.
Desde o início da semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publica alertas de perigo da baixa umidade de ar para os 79 municípios de MS, no qual, o aviso recomenda evitar exposição ao sol e repreende atividades físicas. Hoje, não foi diferente.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou, em nota, lamentar o caso. “O governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito ocorrido em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar, de um candidato de 25 anos oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades", diz trecho da nota.
Últimas Notícias
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia
- Incentivo - 07:20 Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo
- Oportunidades - 07:00 JBS tem 164 vagas de emprego abertas em MS
- Saúde - 19:00 Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS
- Agropecuária e diversão - 18:18 Começa a 85ª Expogrande; confira programação de shows
- Campo Grande - 18:10 Capital debate verticalização na área de amortecimento do Parque do Prosa
- Porto Murtinho - 17:50 Suspeita de matar idoso esfaqueado após discussão tem prisão preventiva decretada