• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Aneel anuncia índice menor de revisão tarifária em MS

Revisão periódica é feita a cada quatro ou cinco anos e entra em vigor no mês e Abril

Quinta-feira, 02 Fevereiro de 2023 - 17:00 | Redação


Aneel anuncia índice menor de revisão tarifária em MS
A Audiência é presidida pelo Diretor da Aneel, Ricardo Tili (Foto: Luiz Alberto)

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 2, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MS), a audiência pública 018/2022, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o objetivo de atualizar a tarifa de energia cobrada pela distribuidora de energia de Mato Grosso do Sul, Energisa. 

Na ocasião, a Aneel anunciou redução do índice preliminar para a Revisão Tarifária Periódica da Energisa em Mato Grosso do Sul, saindo de um impacto médio de 8,9% a 6,5% (média alta+baixa tensão).

A revisão periódica acontece a cada 4 ou 5 anos. O reajuste deve entrar em vigor a partir do dia 08 de abril. 

Ricardo Tili, diretor da Aneel salienta a importância do evento. “A audiência apresenta os cálculos preliminares do processo de revisão tarifária da Energisa MS, que visa estabelecer o equilíbrio econômico e financeiro”, detalhou.

Segundo ele, todas as contribuições apresentadas durante a audiência serão analisadas pela agência. "Mesmo o índice de 6,5% pode ser menor, ainda é provisório", enfatizou o diretor.

Aneel anuncia índice menor de revisão de tarifa
O Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Ricardo Tili. (Foto: Luiz Alberto)

Representando a classe de consumidores, a Presidente do conselho de consumidores da Energisa MS, Rosimeire da Costa, pontuou alguns indicadores. “Nós chegamos a um número muito preocupante, 39,7% de encargos e impostos do setor elétrico. Precisamos urgentemente trabalhar para que haja uma reforma tributária e que consumidor seja desonerado”. 

Aneel anuncia índice menor de revisão de tarifa
Presidente do conselho de consumidores da Energisa MS, Rosimeire da Costa (Foto: Luiz Alberto)

Após a audiência, que tem previsão para acabar às 18h desta quinta-feira, a diretoria da Agência deve analisar as contribuições recebidas para ajudar a definir o índice adequado à realidade dos consumidores sul-mato-grossenses. A reunião que vai decidir o índice final está prevista para 04 de abril. O Concen atua para o reajuste ficar abaixo dos 10%. 

O prazo para o envio de sugestões à CP061/2022 se iniciou em 14 de dezembro de 2022 e termina em 17 de fevereiro de 2023.

 

Aneel anuncia índice menor de revisão de tarifa
A Audiência Pública contou com a presenta da autor idas e consumidores. (Foto: Luiz Alberto)

Matéria alterada para acréscimos de informações às 17:57. 

SIGA-NOS NO Google News