• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ação recolhe equipamentos eletrônicos na Capital

Quinta-feira, 21 Fevereiro de 2019 - 16:12 | Redação


Quem não sabe o que fazer com aparelhos eletrônicos que não usa mais e estão entulhados dentro de casa ou da empresa pode eliminá-los de maneira correta em ação que está sendo realizada em frente à Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), ao lado da Praça das Araras, em Campo Grande.

 A ação “Coleta de Lixo Eletrônico” é uma parceria da agência com a Recic.LE – Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS e receberá os descartes até esta sexta-feira, 22 de fevereiro, das 9 às 16h. Nesta quinta-feira, 21, primeiro dia da ação, quase quatro toneladas de equipamentos eletrônicos foram entregues no ponto de coleta. Há televisores, geladeiras, tablets, notebooks, liquidificadores, micro-ondas, ventiladores, máquinas fotográficas, câmeras portáteis, aparelhos de fax, impressoras e outros.

A aposentada Neiva Maldonado dos Santos, 69 anos, levou tudo o que não tinha mais utilidade em casa. “Eu trouxe a televisão, aparelho de telefone, máquina fotográfica, flashes. Essa ação é muito boa. Não tinha mais lugar para tudo isso na minha residência e a gente fica sem saber o que fazer com tanta coisa”, relatou a moradora no Bairro Jockey Clube.

Quem também aproveitou a ação para descarregar os equipamentos que só ocupavam espaço dentro da residência foi a servidora pública Marisa Júlia de Lima, 51 anos. Ela juntou os ventiladores, televisores, batedeira, liquidificador e levou tudo para o ponto de coleta. “Moro no Aero Rancho e na região não tem nenhum ponto para entregar esse tipo de material. Fiquei satisfeita com essa iniciativa aqui”, comentou.

Conforme o diretor de inovação da Agetec, Cláudio Ramos, a ação é a primeira de outras que virão após a agência organizar um calendário. As ações de coleta na frente da agência visam preparar a população para o objetivo maior do projeto. “O que queremos é implantar um ponto de coleta definitivo na Praça das Araras, por isso, estamos trabalhando aqui a cultura do descarte correto”, revela o diretor.

Triagem - Os materiais entregues nesta ação serão vistoriados e divididos em duas “pilhas”, os que vão para a reciclagem e aqueles que podem ser reaproveitados depois de passar por manutenção, realizada pela Recic.LE.

“Parte dos materiais que pode ser reaproveitado será vendida e a renda revertida para a Recic.LE. Outra parte será doada para instituições. Já o que não serve para reutilização será desmontado e o material voltará para a indústria de reciclagem específica”, explica Carlos Lhamas,presidente da Organizacao Brasillinux, que está atuando como consultor Recic.LE na ação.

Vale mencionar que alguns materiais não poderão ser entregues no ponto de coleta tais como tubos de TVs, lâmpadas, pilhas e toners, pois já existem pontos de descartes definidos para tais objetos pela cidade, segundo a Agetec.

Mirim Transforma – O descarte do material vai beneficiar também o projeto Mirim Transforma. O objetivo é que estudantes da corporação trabalhem construção de solução cooperativa para o reaproveitamento dos equipamentos de informática e similares.

A ideia é aproveitar a coleta seletiva já realizada pela prefeitura e criar oficinas de reaproveitamento dos componentes eletrônicos junto aos quase mil adolescentes atendidos anualmente nos programas de qualificação profissional do Instituto, dando a destinação correta para cada um deles.

Serviço - “Coleta de Lixo Eletrônico” em frente à Agetec, na Rua João Rosa Pires, no Bairro Amambai, ao lado da Praça das Araras.

Data: até sexta-feira, 22 de fevereiro.

Horário: 9h às 16h

 

SIGA-NOS NO Google News