Geral
Ação eliminou mais de 800 focos do Aedes aegypti na Capital
Nova etapa da Operação Mosquito Zero começou nesta quarta-feira na Região Urbana do Prosa
Quarta-feira, 18 Janeiro de 2023 - 15:30 | Redação

Teve início nesta quarta-feira, 18 de Janeiro, a 4ª etapa da campanha de combate ao Aedes aegypti – Operação Mosquito Zero, na Região Urbana do Prosa, em Campo Grande (MS). O trabalho preventivo já acumula números altos no combate ao mosquito, conforme dados divulgados pela prefeitura,
Nas três etapas já realizadas nas regiões Segredo, Anhaduizinho e Bandeira, foram inspecionados 25.817 imóveis, 14.725 depósitos recolhidos e 819 focos eliminados. A previsão é de que a campanha Operação Mosquito Zero se estenda até o final do mês de fevereiro de 2023, contemplando as sete regiões urbanas do Município.
O lançamento da 4ª etapa aconteceu durante a manhã em solenidade realizada no CRAS Hércules Mandetta, no Jardim Noroeste.

O secretário municipal de Saúde Dr. Sandro Benites destacou a importância do trabalho preventivo e da participação da população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti -transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Esse trabalho é muito importante, pois atuamos de maneira pontual e efetiva na eliminação de potenciais criadouros do mosquito, reduzindo assim os índices de proliferação e, consequentemente, o número de casos. É importante lembrar que é preciso que cada um faça a sua parte, somente assim poderemos vencer a guerra contra o Aedes aegypti”, destaca.
Cerca de 200 agentes de combate às endemias da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau (CCEV) estarão mobilizados nos próximos dez dias e atuarão na inspeção de casas e terrenos baldios, além do recolhimento e eliminação de materiais inservíveis potenciais criadouros do mosquito e orientação dos moradores em relação as medidas de prevenção.

“Pedimos a colaboração da população para que receba os nossos agentes em suas casas. Eles estarão todos devidamente uniformizados e portando o documento de identificação funcional”, finaliza o secretário.
Balanço - Nas três etapas já realizadas nas regiões Segredo, Anhaduizinho e Bandeira, foram inspecionados 25.817 imóveis, 14.725 depósitos recolhidos e 819 focos eliminados. A previsão é de que a campanha Operação Mosquito Zero se estenda até o final do mês de fevereiro de 2023, contemplando as sete regiões urbanas do Município.
A campanha anterior, realizada em maio deste ano, teve mais de 59 mil criadouros eliminados e 2.239 focos eliminados. A Operação Mosquito zero é realizada em Campo Grande desde 2019, quando o município registrou mais de 40 mil casos de dengue.

Dados epidemiológicos -Do dia 01 de janeiro a 31 de dezembro foram confirmados 8.321 casos e sete óbitos por dengue em Campo Grande. Neste mesmo período, foram confirmados apenas 1 caso de Zika e 30 de Chikungunya. Os dados de 2023 ainda estão sendo consolidados.
(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura)
Últimas Notícias
- Investigação - 12:00 Polícia procura ladrões de fazendas
- Lago do Amor - 11:30 Obra usou 100 caminhões de pedra
- Poder Legislativo - 11:18 Proposta versa sobre registros de nascimento sem identificação do pai
- Meio Ambiente - 10:52 Regras para pesca na Festa da Páscoa em Dourados serão fiscalizadas
- Educação - 10:19 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- Brasil - 09:50 Governo retoma bônus de produtividade para reduzir filas do INSS
- Economia - 09:30 Inflação desacelera para todas as faixas de renda em Março
- Cidades - 09:09 Corumbá interdita área atingida por deslizamento; Defesa Civil monitora
- Economia - 08:30 Presidente da Fiems critica PEC que reduz jornada de trabalho
- Educação - 08:07 UEMS oferece cursinho gratuito com aulas on-line e presenciais