Geral
Acampamento da Guarda Civil completa 15 dias em frente à prefeitura
Categoria faz reivindicações, entre as quais o pagamento de adicional por periculosidade
Sábado, 30 Julho de 2022 - 10:30 | Redação
O acampamento dos Guardas Civis Metropolitanos completa 15 dias neste sábado, 30 de Julho. Noventa e oito manifestantes se revezam nas 15 barracas montadas no local.
Eles têm três reivindicações principais. A primeira é a regulamentação da escala extra com base na lei complementar 190.
O segundo item da lista é o cronograma de enquadramento em massa para progressão de carreira. Segundo eles, o STF já determinou o pagamento e regulamentação das letras e quinquênios.
Por fim, pedem a reedição do decreto de periculosidade com base na lei 358. Os manifestantes querem que seja estipulado o valor mínimo relacionado ao salário base, não ao salário mínimo (pois o pagamento deles não é regulamentado pelo salário mínimo).
“Nós guardas de carreira não estamos recebendo nenhum adicional. Tudo que queremos é nosso direito por lei, tudo está com base na lei”, diz o manifestante Janderson Carvalho.
Os participantes do movimento afirmam que não estão em greve, e sim em manifestação, pois o decreto da prefeitura proíbe greve para serviço essencial.
“Engraçado, alegaram que nós somos serviço essencial mas a periculosidade eles não querem regulamentar”, cobra o manifestante.
Outro lado – A prefeitura já se manifestou sobre o assunto em nota distribuída à imprensa nesta semana. O texto afirma que o município cumpre acordo firmado com a categoria.
A prefeitura alega que os plantões estão sendo pagos com base nos critérios firmados em comum acordo com a entidade sindical.
Outra justificativa é de que a prefeitura está em processo de contratação da empresa que fará laudo para definir qual é exatamente qual é o grau de periculosidade, compatível com a atividade desenvolvida pelos profissionais da guarda.
A prefeitura informa que já fez a incorporação do adicional de operações especiais ao salário base. Além disso, concedeu outras melhorias tais como criação de cargos na GCM e ainda aumentou o vale-alimentação da categoria, entre outros.
Veja a nota na íntegra no arquivo abaixo:
Últimas Notícias
- Record TV - 18:18 Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’
- Serviços - 17:59 Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
- Amplavisão - 17:30 O peso maior da opinião pública na política, por Manoel Afonso
- Atividade Policial - 17:12 Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira