Geral
Abrigo para pessoas com deficiência começa a ser construído na Capital
Residência inclusiva vai acolher meninas e mulheres com deficiência em situação de dependência
Quinta-feira, 29 Setembro de 2022 - 16:52 | Redação
![Abrigo para pessoas com deficiência começa a ser construído na Capital](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2022/09/28/3gqr5pa9xr28w.jpg)
A Associação Pestalozzi de Campo Grande dá início à construção da residência inclusiva Casa de Helena nesta sexta-feira (30) em cerimônia de lançamento da pedra fundamental às 14h no loteamento Praia da Urca. Este espaço será destinado a receber meninas e mulheres com deficiência que perderam a guarda de suas famílias.
No Brasil, existem poucos abrigos que estão preparados para acolher pessoas com deficiência, e a falta de um ambiente adequado para eles pode gerar ainda mais traumas. Essas estruturas são fundamentais para acolhê-los em caso de perda da guarda familiar que pode ocorrer em decorrência de óbito de familiares, violência, abusos sexuais, entre outras questões.
Em breve, Campo Grande vai contar com a Casa de Helena - a mais nova estrutura da Pestalozzi de Campo Grande que oferecerá um serviço de acolhimento institucional de alta complexidade para abrigar com muito amor e de maneira adequada meninas e mulheres com deficiência que não contam mais com suas famílias.
As residências inclusivas caracterizam-se por atendimento integral, em que os atendidos moram nestes espaços recebendo cuidados especializados 24h por dia. A Casa de Helena terá estrutura para abrigar nove moradoras que contarão com uma cuidadora em tempo integral e mais uma equipe de trabalho de apoio.
O terreno em que será construída a Casa de Helena fica no loteamento Praia da Urca e foi doado pela Prefeitura de Campo Grande, contando com apoio unânime da Câmara de Vereadores da capital. Neste espaço serão construídos, além da casa, uma oficina para as atividades do projeto Moinho de Papel Artesanal, além de pomar e horta.
“Todo o projeto arquitetônico e de funcionamento foi estruturado para que as usuárias sintam-se em casa. Este será o lar delas, por tanto, tudo está sendo pensado para que as futuras moradoras sejam acolhidas com muito carinho e sintam-se amadas todos os dias”, explica a presidente da Pestalozzi de Campo Grande,Gyselle Tanous.
O Lançamento da Pedra Fundamental da Casa de Helena acontece nesta sexta-feira (30) às 14h no loteamento Praia da Urca. Para acessar a localização exata clique aqui.
Quem foi Helena Antipoff - O nome da “Casa de Helena” é uma homenagem à Helena Antipoff, psicóloga russa que em 1929 mudou-se ao Brasil a convite do Governo de Minas Gerais, e lá implantou a Fazenda do Rosário, utilizando-se da filosofia de Johann Heinrich Pestalozzi, nosso patrono maior, para o trabalho com crianças ditas excepcionais. Deu início, assim, ao Movimento Pestalozziano no Brasil, hoje uma grande rede formada por entidades que se dedicam à causa das pessoas com deficiência.
Últimas Notícias
- Economia - 18:15 Produção industrial brasileira fecha 2024 com crescimento de 3,1%
- Interior - 17:51 Rapaz é preso em flagrante após esfaquear jovem no rosto em Dourados
- Tráfico de Drogas - 17:36 Polícia apreende aproximadamente 100 quilos de entorpecentes em Ladário
- Antônio João - 17:10 Polícia conclui investigações sobre acidente fatal na MS-384
- Educação - 16:53 Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível
- Em chamas - 16:35 Caminhão carregado com algodão pega fogo em Chapadão do Sul
- Corguinho - 16:10 Polícia apreende 25 cabeças de gado em arrendamento de autor de abigeato
- Flagrante - 15:52 Carreta é apreendida com mais de 200 pneus
- Aquidauana - 15:34 Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado na BR-419
- Antônio João - 15:10 Polícia apreende carro abandonado com carga milionária de maconha