Economia
Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até sexta-feira
Informações devem ser encaminhadas para o Portal Emprega Brasil
Quarta-feira, 26 Fevereiro de 2025 - 12:18 | Agência Brasil

Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo para que empresas com 100 ou mais empregados preencham as informações com critérios de remuneração e ações para promover a diversidade, atendendo à Lei da Igualdade Salarial – legislação que determina multa para empresas que descumprirem o prazo, bem como punições mais severas a empregadores que pagam menos a mulheres do que a homens que ocupem a mesma função.
O envio deve ser feito pelo Portal Emprega Brasil, na aba dos empregadores. Os dados vão compor o 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios do Ministério do Trabalho e Emprego, que será divulgado no dia 17 de março pelo ministério.
As informações devem ser encaminhadas para o Portal Emprega Brasil duas vezes ao ano, sempre nos meses de fevereiro e agosto. Além de informar os critérios remuneratórios, as empresas devem detalhar as políticas de contratação de mulheres, incluindo negras, com deficiências, em situação de violência, chefes de domicílio e LGBTQIA+, políticas de promoção de mulheres a cargos de gerência e direção e iniciativas de apoio para o compartilhamento de responsabilidades familiares.
Os dados mais recentes, divulgados em setembro do ano passado, revelaram que as mulheres ainda recebem 20,7% a menos do que os homens nas mais de 50 mil empresas com 100 ou mais empregados, inscritas no eSocial.
Sancionada em julho de 2023, a lei determina que empresas com mais de 100 empregados devem adotar medidas para garantir essa igualdade, incluindo transparência salarial, fiscalização contra discriminação, canais de denúncia, programas de diversidade e inclusão, e apoio à capacitação de mulheres.
Com a entrega do relatório, as empresas têm até o dia 31 de março para divulgar o resultado em suas plataformas digitais, conforme estabelece a lei.
Últimas Notícias
- Auxílio - 16:52 Governo lança programa de apoio à mulher trabalhadora e chefe de família
- Carnaval - 16:36 MPMS lança campanha "Carnaval Legal" para combater exploração sexual
- Processo - 16:15 TJMS mantém condenação de casal por danos morais à síndica de condomínio
- Economia - 15:40 Secretário de Fazenda de MS toma posse como presidente de entidade nacional
- Oportunidades - 15:30 UFGD abre vagas para quem fez Vestibular ou Enem a partir de 2014
- Política - 15:19 Deputados debatem soluções à escalada de feminicídios em MS
- Economia - 14:58 Escritório do BB terá atendimento especializado a gestores e instituições
- Moradia - 14:32 Primeiro condomínio sustentável
- Investigação - 14:00 Bebê abandonado pela mãe em terreno baldio vai para casa-abrigo
- Violência Doméstica - 13:51 Homem ameaça 'beber sangue' da ex