Economia
Micro e Pequenas empresas foram responsáveis por 73% dos empregos em 2022
Mês de novembro representou o segundo menor saldo de empregos do ano, perdendo para o mês de março
Sábado, 07 Janeiro de 2023 - 17:54 | Agência Brasil
Um estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados disponibilizados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis, no acumulado de 2022, geraram quase 1,8 milhão de novos postos de trabalho. O número representa cerca de 73% do total de empregos gerados no país, que ficou na marca dos 2,5 milhões. A participação das médias e grandes na geração de empregos ficou em 21,5%, com quase 530 mil contratações.
Segundo o Sebrae, mesmo com a geração de empregos, o mês de novembro representou o segundo menor saldo de geração de trabalho de todo o ano. “Os 135 mil empregos criados na economia superaram apenas os 97 mil gerados no mês de março e representaram apenas 58% da média de geração de vagas de 2022, que era de 233 mil até outubro”, disse o Sebrae.
“Apesar desses bons resultados nesses dois setores, tanto as MPE quanto às Médias e Grandes Empresas (MGE) apresentaram mais desligamentos do que admissões em quatro setores de atividade: indústria de transformação, agropecuária, construção civil e indústria de transformação”, disse o Sebrae.
Últimas Notícias
- Investigação - 12:00 Polícia procura ladrões de fazendas
- Lago do Amor - 11:30 Obra usou 100 caminhões de pedra
- Poder Legislativo - 11:18 Proposta versa sobre registros de nascimento sem identificação do pai
- Meio Ambiente - 10:52 Regras para pesca na Festa da Páscoa em Dourados serão fiscalizadas
- Educação - 10:19 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- Brasil - 09:50 Governo retoma bônus de produtividade para reduzir filas do INSS
- Economia - 09:30 Inflação desacelera para todas as faixas de renda em Março
- Cidades - 09:09 Corumbá interdita área atingida por deslizamento; Defesa Civil monitora
- Economia - 08:30 Presidente da Fiems critica PEC que reduz jornada de trabalho
- Educação - 08:07 UEMS oferece cursinho gratuito com aulas on-line e presenciais