Economia
Instituições iniciam o ano com equipamentos novos e consumo de energia menor
Batalhão de Polícia e APAE foram contempladas com projeto de eficiência energética
Sexta-feira, 27 Janeiro de 2023 - 12:53 | Redação

Nesta semana, a Energisa MS entregou dois projetos de eficiência energética em entidades de duas cidades do Estado. Em Campo Grande, a instituição contemplada foi o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que está localizado no Jardim Veraneio. Além da Capital, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Cassilândia, está sendo beneficiada pelo projeto.
A instalação dos equipamentos na PMA começou no início do mês e foi finalizada na última segunda-feira (23). Foram substituídas lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, novos equipamentos de ar-condicionado e projetores também foram instalados no lugar dos convencionais e os refrigeradores trocados por novos. Além dessas melhorias, foi implementado um sistema fotovoltaico para geração de energia, com cem placas solares.
Ao todo, a Energisa investiu R$ 346.415,34 para o projeto no Batalhão, que deve resultar na economia de aproximadamente 149,69 MWh/ano.
Para o tenente-coronel Cleiton Douglas da Silva, subcomandante do batalhão da PMA, todos que trabalham na unidade já percebem as melhorias e isso contribui muito para a rotina de trabalho de todos. “Nosso trabalho é instruir as pessoas a viver em equilíbrio com o meio ambiente e esse projeto demonstra a preocupação da concessionária com o consumo consciente de energia. Além disso, a renovação trouxe até mais autoestima para nossos policiais. Temos agora um ambiente mais harmonioso, com tudo funcionando”, destaca.
A implementação do projeto na APAE de Cassilândia começou nesta semana. A instituição atende 118 pessoas com deficiência, com idades entre 1 e 67 anos e suas famílias. Com uma equipe multidisciplinar, a entidade oferece atendimentos médicos, psicológicos, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A APAE também oferece assistência social e atividades coletivas que promovem a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência do município.

As instalações da instituição foram contempladas com a modernização do sistema de iluminação e implementação de um sistema fotovoltaico para geração de energia. Com o investimento de R$ 49.392,08, a entidade irá economizar aproximadamente 41,39 MWh/ano.
Segundo Rezu Costa Ribeiro, representante legal da APAE de Cassilândia, o projeto irá reduzir significativamente o custo financeiro da instituição. “Além de receber as melhorias, as equipes da concessionária nos trouxeram um treinamento para fazer o consumo consciente dos novos equipamentos no dia a dia. Com isso, a instituição ganha com as benfeitorias realizadas, impactando diretamente na conta de luz, e forma cidadãos conscientes sobre o consumo de energia elétrica e seus impactos”, garante.
Para o diretor presidente da concessionária de energia, Marcelo Vinhaes, desenvolver um projeto como esse, em um local atende dezenas de pessoas diariamente e que contribui para a saúde desses atendidos, é um grande orgulho. “Levar um serviço de qualidade para esta entidade que é tão importante para o município de Cassilândia é uma honra e também uma das missões da Energisa. A iluminação adequada e a modernização dos equipamentos vão ajudar os pacientes a passarem por suas terapias e tratamentos com mais conforto e confiança”, reforça.
Últimas Notícias
- Economia - 09:50 Pix poderá ser parcelado a partir de setembro
- Capotamento - 09:32 Veículo capota na Rui Barbosa
- Acidente - 09:00 Motorista morre após grave acidente
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia
- Incentivo - 07:20 Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo
- Oportunidades - 07:00 JBS tem 164 vagas de emprego abertas em MS
- Saúde - 19:00 Aumento de dengue e Chikungunya em áreas rurais de MS