• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Aparelhos que gastam mais precisam de cuidados dobrados durante onda de calor

Altas temperaturas sobrecarregam equipamentos de refrigeração e climatização

Quinta-feira, 05 Setembro de 2024 - 09:09 | Redação


Aparelhos que gastam mais precisam de cuidados dobrados durante onda de calor
(Foto: Divulgação)

Uma nova onda de calor atingiu Mato Grosso do Sul nesse fim de semana e as altas temperaturas devem permanecer até os próximos dias de setembro. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, as temperaturas estarão acima da média para o período, com máximas que podem atingir os 38-40°C. 

A chegada de uma frente fria entre sábado à noite e domingo foi de fraca intensidade e ocasionou uma leve queda das temperaturas, principalmente nas regiões sul (Ponta Porã) e sudoeste (Porto Murtinho). Nesta próxima semana as temperaturas ficam elevadas novamente e acima da média para o período, com valores que podem atingir os 38-41°C principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Por causa desse novo alerta climático, a Energisa reforça que é preciso ter cuidado redobrado, para evitar “susto” com a conta de energia. É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados podem causar um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.  

“Para atender a temperatura programada, esses aparelhos acabam sendo mais exigidos por causa do ambiente externo, do calor. Então, demoram mais para atingir a temperatura interna programada, também trabalham mais para manter a temperatura, e isso faz com que o aparelho tenha um consumo elevado de energia. Por isso, ter atenção quanto à utilização e consumo consciente será de extrema importância para que o valor da fatura não extrapole o orçamento familiar”, explica Jonas Ortiz, coordenador comercial da companhia.

O coordenador afirma que, neste momento, para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso. “Por exemplo, eu tenho minha geladeira e um freezer, ou eu tenho um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles para reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor. Usa um só. Já no caso do ar, usar de forma consciente, evitando o entra e sai do ambiente e principalmente deixar portas e janelas abertas enquanto o aparelho estiver ligado. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A pois são mais eficientes.”, comenta Jonas.

Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês:   

Ar-condicionado  
●      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.  
●      Mantenha os filtros limpos.  
●      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.  
●      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto. 
●      Se possível, priorize a posição de 23ºC.   
 

Ventilador 
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia. 
   
Geladeira  
●     Evite deixar a porta aberta.  
●     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.  
●     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.  
●     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.   
●     Não forre as prateleiras.  
●     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  economia  calor  energia  aparelhos