Cursos
IFMS abre turma para mestrado em Propriedade Intelectual
Será a primeira seleção para o curso, ofertado presencialmente no Campus Campo Grande
Quinta-feira, 25 Agosto de 2022 - 09:59 | Redação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para a primeira turma do mestrado profissional em rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).
Com pontos focais em 37 universidades e Institutos Federais em todo Brasil, o programa é coordenado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e tem sede acadêmica central na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No IFMS, o curso prevê aulas presenciais no Campus Campo Grande.
O mestrado é destinado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que atuem ou tenham interesse em atuar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, a oferta da pós-graduação stricto sensu contribui para a formação de profissionais gestores de propriedade intelectual e dos ambientes de inovação não no só no Instituto Federal, mas em todo Estado.
“O desenvolvimento do programa permitirá uma ampla articulação com instituições públicas e privadas visando o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação dentro do Mato Grosso do Sul”, afirma.
Para a primeira turma serão oferecidas oito vagas, sendo quatro delas reservadas a servidores da instituição, e outras quatro destinadas ao público em geral. As inscrições começam no dia 15 de setembro.
"A participação do IFMS na rede ProfNIT contribui com a cultura da inovação e com a verticalização das nossas ações, visto já possuímos Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com representação em todos os campi”, destaca Angelo César de Lourenço, diretor de Pós-Graduação.
As informações sobre o curso estão disponíveis na página do Programa.
Inscrição e seleção – Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela página do ProfNIT entre os dias 15 e 22 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 250. A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 18.
A seleção será feita em duas etapas. A prova nacional será realiza no dia 22 de outubro, às 14h, horário de Brasília. Serão vinte questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático constante no edital de abertura. O resultado está previsto para ser divulgado em 11 de novembro.
Na segunda etapa, entre os dias 16 e 18 de novembro, os candidatos deverão enviar a documentação para análise curricular. Além de documentos pessoais, são necessários uma cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes e o formulário de Barema, com comprovação de atividade profissional e da formação acadêmica.
A previsão é de que o resultado final desta etapa seja publicado em 9 de dezembro. As matrículas serão realizadas de acordo com o calendário acadêmico a ser disponibilizado pelo IFMS. As aulas começam em 2023.
Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.
Últimas Notícias
- Record TV - 18:18 Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’
- Serviços - 17:59 Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
- Amplavisão - 17:30 O peso maior da opinião pública na política, por Manoel Afonso
- Atividade Policial - 17:12 Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
- Agendão cultural - 16:50 Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
- Transporte - 16:37 Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
- Economia - 16:09 Lei Paul Singer cria a Política Nacional de Economia Solidária no Brasil
- Transporte - 15:50 Pane elétrica causou incêndio em ônibus
- Tragédia - 15:33 Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
- Economia - 15:00 Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira