• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Cursos

Estudantes de doutorado podem concorrer a bolsas 'sanduíche' no exterior

Estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado da UFMS têm até 14 de janeiro para preencherem o formulário

Sábado, 11 Janeiro de 2025 - 08:32 | Redação


Estudantes de doutorado podem concorrer a bolsas 'sanduíche' no exterior
(Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado da UFMS têm até 14 de janeiro para preencherem o formulário no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

“Para os doutorandos, a experiência no exterior oferece acesso a recursos, tecnologias e conhecimentos de ponta, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional. Essa vivência também possibilita a aprendizagem de novas metodologias e técnicas de pesquisa. Além disso, a interação com pesquisadores internacionais favorece a criação de colaborações futuras e amplia a visibilidade do trabalho realizado”, enfatiza o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio.

Segundo o pró-reitor, ter um doutorando em um programa sanduíche fortalece a pós-graduação, por meio da vivência internacional, elevando a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade; aumenta a produção científica, já que colaboradores internacionais frequentemente geram publicações conjuntas, aumentando o impacto das pesquisas realizadas na UFMS; e promove o reconhecimento internacional, pois a participação em programas como o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior eleva a visibilidade da Instituição no cenário acadêmico global.

“Destacamos também que a formação de profissionais qualificados, com experiência internacional, capacita-os para o enfrentamento dos desafios globais e auxilia no desenvolvimento local”, ressalta Frazílio. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, entre os anos de 2023 e 2024, 23 estudantes da UFMS realizaram o estágio doutoral no exterior. Entre os países de destino dos estudantes estão Estados Unidos, Portugal, Espanha e França.

As bolsas de valor estabelecido pela Capes terão duração de no mínimo quatro e no máximo nove meses. Os selecionados para o Programa realizarão parte do curso em instituição no exterior e retornarão obrigatoriamente ao Brasil após a finalização da bolsa, para a integralização dos créditos e a defesa da tese.

Para participar, é preciso estar matriculado em curso de doutorado com nota igual ou superior a 4 na última avaliação quadrienal da Capes; comprovar qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil; e possuir reconhecimento de fluência linguística ou comprovar o nível de proficiência na língua estrangeira, conforme as regras da Capes.

As propostas devem estar alinhadas a um dos temas: ecologia, biomas e sistemas sustentáveis; produção de alimentos; agronegócio; saúde humana e saúde animal; bioeconomia e biotecnologia; novos materiais; educação, linguagens, etnias, direitos humanos e tecnologias sociais; ou cidades inteligentes. As pesquisas devem também estar vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Além do preenchimento do formulário no Sigproj, será preciso anexar o plano de pesquisa, o currículo Lattes atualizado, uma carta do orientador no Brasil, uma declaração do coorientador no exterior, declarações de reconhecimento de fluência linguística sendo uma assinada pelo coorientador no exterior e outra assinada pelo orientador no Brasil, e o currículo resumido do coorientador no exterior.

Mais informações podem ser obtidas no edital disponível na página da Propp.

SIGA-NOS NO Google News