• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Para Riedel, avanço da Rota Bioceânica foi destaque do 1º ano de governo

Governador também mencionou o crescimento da arrecadação, sem aumento de impostos

Sexta-feira, 15 Dezembro de 2023 - 18:52 | Gabriel Telê Santana


Para Riedel, avanço da Rota Bioceânica foi destaque do 1º ano de governo
Riedel e equipe apresentação balanço do primeiro ano de gestão (Foto: Luiz Alberto)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), apresentou nesta sexta-feira, 15 de Dezembro, um balanço de seu primeiro ano de governo. Ele estava acompanhado do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e parte de sua equipe de trabalho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Para Riedel,  um dos feitos mais marcantes de sua gestão neste ano de 2023, foi o avanço do projeto da ‘Rota Bioceânica’ – uma megaestrada ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por MS. Aliás, no mês de Julho, Riedel ministrou palestra sobre o assunto, quando fez revelações sobre o andamento das obras e mencionou os impactos para o Estado.

Ele citou que Rota proporcionará um crescimento gradual para o Estado, nos municípios pelos quais ela passa. Riedel mencionou a necessidade de amadurecimento das cidades nas áreas assistência social, segurança pública, saúde, pois a movimentação de viajantes e a instalação de empresas aumentará consideravelmente.

Rota Bioceânica foi destaque na gestão Riedel
 (Foto: Luiz Alberto)

Entre os objetivos do Corredor Bioceânico estão a conexão, por meio de corredor rodoviário, dos territórios de quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), a redução do tempo de deslocamento de carga, a melhoria logística de transporte, a elevação da competitividade das exportações para a Ásia dos quatro países, bem como o fomento ao turismo e o estímulo à criação de novos fluxos de comércio regional e, ainda, a integração entre estes países.

Impostos e UFN3- Outro ponto positivo mencionado pelo governador foi o aumento da arrecadação do Estado que, segundo ele, quase dobrou. Porém, o governo não criou novos impostos, apenas a economia cresceu proporcionando receitas maiores aos cofres públicos.

Ainda sobre o incremento para a economia do Estado, Riedel se mostrou otimista em relação obras da fábrica de fertilizantes UFN3, em Três Lagoas, que deve contar R$ 750 milhões de dólares de investimentos. “A Petrobras está agindo nesse sentido. A gente acredita que ainda nesse ano devem tomar decisão da retomada”, aposta. 

Rota Bioceânica foi destaque na gestão Riedel
 (Foto: Luiz Alberto)

Em Novembro, a Petrobras anunciou a retomada das obras da fábrica, colocando-a no seu plano estratégico de investimentos para o período de 2024 a 2028.

Equipe - O governador demonstrou satisfação com o desempenho de sua equipe. Segundo ele, em média, 92% das metas de governo foram alcançadas até agora. A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) executou 90% dos projetos apresentados. Entre eles o processo de transformação digital, inteligência de dados, comunicação integrada e regional.

A Secretaria de Educação cumpriu 98% das atividades previstas, com programas de sucesso como o MS Alfabetiza, ampliação de escolas em tempo integral e reformas das unidades da Rede Estadual de Ensino. Outra área estratégica, a Segurança, também obteve ótimo índice com 95% de execução das metas. Destaque para o programa "Mulher Segura" -- que previne a violência contra a mulher.

Riedel pretende continuar vigiando o trabalho das secretarias no ano que vem e exigindo cumprimento de metas.

Rota Bioceânica foi destaque na gestão Riedel
 (Foto: Luiz Alberto)

Marco Temporal - O governador também comentou sobre outro fato histórico deste ano de 2023. O Congresso Nacional derrubou vetos do presidente Lula e impôs a tese do marco temporal das terras indígenas nesta quinta-feira, dia 14, por maioria de votos. Ele mencionou que, independente da questão demarcatória, seu governo tem cuidado da população indígena;

"(…) Quando você fala que nós precisamos fazer alguma coisa pelas comunidades, é o que nós temos feito. Eu sempre falo muito em solução fundiária das necessidades e demônios das comunidades indígenas. Uma comunidade que não tem água, por exemplo, para mim é mais importante que uma discussão que está longe de criação de território. Uma comunidade que não tem droga no seu seio e que tem pessoas traficando lá dentro, porque dentro da juventude indígena que está lá é mais importante instituição conjunta da questão familiar."

“Nós buscamos criar aproximação, polícia comunitária, capacitando os procedentes que são preferencialmente agentes de saúde e proteções (…) Aquelas crianças que possivelmente são vítimas, já que nessas aldeias nós verificamos um número muito maior de violência, principalmente violência doméstica e violência sexual. Então você ter agente de saúde colaborando com a situação é de fundamental importância, ao mesmo tempo que nós criamos hoje uma realidade em todo o estado brasileiro.”

Rota Bioceânica foi destaque na gestão Riedel
 (Foto: Luiz Alberto)

"Então, as indígenas têm que conseguir agora, os indivíduos, o aluguel do seu povo, do que ele é, do povo nacional. A gente precisa acessar a internet para distribuir o conhecimento a esse projeto e de doar o conhecimento, porque a gente tem conhecimento que a gente tem que promover, e isso está só o que a gente está fazendo", opinou Eduardo Riedel.

SIGA-NOS NO Google News