Política
Inaugurada em 1996, urna eletrônica tem novo visual nesta eleição
Além de um novo design, possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior
Domingo, 25 Setembro de 2022 - 12:19 | Agência Câmara

A urna eletrônica começou a ser usada em 1996. Primeiramente, em algumas cidades. A partir de 2000, passou a ser usada nacionalmente. Para aumentar a segurança do voto, a Justiça Eleitoral também iniciou o cadastro biométrico dos eleitores, ou seja, identificação por meio da impressão digital.
Em junho último, o TSE apresentou um novo modelo de urna. As urnas modelo UE2020, além de um novo design, possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado, e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.
O terminal do mesário também passou por modernização: deixou de ter teclado físico e, agora, conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas. Foram adquiridas 225 mil novas urnas, que correspondem a quase metade das urnas em operação na eleição (577 mil).
Sequência do voto - Vale lembrar que, no dia 2 de outubro, o eleitor deverá votar primeiro para deputado federal. Em seguida, para deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. No momento da votação, ao digitar o número do candidato na urna eletrônica, o eleitor verá no painel o nome, a fotografia, a sigla do partido político e o cargo disputado.
Basta confirmar o número. Há ainda a opção de corrigir a digitação, de votar em branco por meio de uma tecla, ou digitar um número fictício e confirmar, para anular o voto. Votos brancos e nulos não interferem no resultado da eleição. Bruno Andrade, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), destaca que, quando há algum problema na urna eletrônica, ela é substituída na hora.

Segurança - Bruno Andrade explica a segurança do sistema. “O processo conta com uma série de garantias de segurança, tanto na parte de hardware (equipamento), quanto do software (programas), assim como todo o ecossistema eletrônico de votação. Há uma série de outros programas que circundam o processo de votação na totalização, na transmissão dos resultados e não apenas na urna eletrônica. Todo esse arcabouço de artefatos faz com que a urna eletrônica seja um equipamento seguro e que até hoje a gente não tenha nenhum registro de fraude contra o processo eletrônico de votação desde 1996”, disse.
A cada dois anos, a Justiça Eleitoral organiza o processo eleitoral, intercalando eleições municipais e eleições em nível estadual e federal, como as de 2022. O órgão máximo é o Tribunal Superior Eleitoral, e cada estado tem o seu Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com juízes e juntas eleitorais. Cabe à Justiça Eleitoral organizar, fiscalizar e realizar as eleições em todos os detalhes e regras, desde o cadastro dos eleitores, até as candidaturas, prestação de contas, logística, realização das eleições, diplomação dos eleitos e também o julgamento de denúncias de irregularidades, o que pode ocorrer anos após a posse do eleito.
(Fonte: Agência Câmara)
Últimas Notícias
- Reconhecimento - 18:00 Comenda Lídia Baís irá homenagear mulheres artistas de MS
- Sétima arte - 17:50 Cine MIS homenageia Cândido da Fonseca exibindo dois filmes nesta sexta
- Interior - 17:42 Homem morre após ser atingido por eucalipto em Dourados
- Literatura Regional - 17:30 Confira os ganhadores das sacolas de livros da promoção de aniversário do DD
- Campo Grande - 17:00 PM mata pitbull após jovem ser atacado
- Interior - 16:53 Polícia apreende armas e munições no assentamento Bandeirantes em Miranda
- Comunidade - 16:36 Audiência na Câmara debate segurança na Vila Nhanhá e região, na sexta
- Economia - 16:27 Especial Dia das Mães movimenta o Mercadão Municipal de Campo Grande
- Interior - 16:10 Polícia cumpre mandado de prisão por violência doméstica em Chapadão do Sul
- Interior - 15:52 Ação policial flagra esquema de furto de combustível em Três Lagoas