• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

Empresário e ex-vereador de Dourados Sizuo Uemura morre aos 83 anos

Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein há meses na luta contra um câncer

Sábado, 04 Janeiro de 2025 - 15:01 | Redação


Empresário e ex-vereador de Dourados Sizuo Uemura morre aos 83 anos
(Foto: Reprodução)

Faleceu na manhã deste sábado, 4 de Janeiro, o empresário de Dourados (MS) Sizuo Uemura,  de 83 anos. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, onde se tratava havia alguns meses. Ele lutava contra um câncer há sete anos.

O nome do Uemura foi amplamente citado pela imprensa local em 2010 quando ele foi  alvo da Operaçã Owari (ponto final, em japonês), da Polícia Federal (PF). A operação prendeu vereadores, secretários e empresários de Dourados, incluindo ele, por envolvimento em fraudes em licitações em junho de 2009.

O empresário era suspeito de participar de esquema de fraude em licitações para controlar serviços públicos em vários setores, contando com o apoio de servidores e políticos. Ele negava ter praticado irregularidades.

Nascido na cidade de Bilac, interior paulista, em 31 de janeiro de 1942, o empresário e comerciante Sizuo Uemura chegou em Dourados em 1952.  Formado em Direito pela Universidade Federal de Bragança Paulista, Sizuo Uemura se casou com Helena Uemura.

Reconhecido por sua trajetória empreendedora, Sizuo destacou-se no setor automotivo, comandando concessionárias das marcas Fiat e Ford, além de sua atuação no ramo de serviços funerários e planos de saúde com a marca PAX, presente em várias regiões do País.

Sizuo Uemura também teve uma notável participação na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), onde ocupou a presidência de 1969 a 1977, sendo até hoje o presidente com maior tempo consecutivo no cargo.

Além de empresário, Sizuo teve uma breve atuação na política, como vereador nos anos 1970.

Ele deixa sua esposa, Helena, quatro filhos e netos.

Os horários e locais do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados.

(Com informações dos sites Dourados News e Dourados Agora)

SIGA-NOS NO Google News