• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Sinpol denuncia superlotação no 4º DP no bairro Moreninha

Em nota, a Polícia Civil informou que irá realizar o remanejamento de todos os presos sob sua custódia

Quarta-feira, 04 Outubro de 2023 - 14:51 | Marina Romualdo


Sinpol denuncia superlotação no 4º DP no bairro Moreninha
(Foto: Divulgação/Sinpol-MS)

A equipe do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS) encontrou a 4º Delegacia de Polícia Civil, que fica localizada no bairro Moreninhas, com superlotação do local com 52 pessoas presas.

Segundo o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa, a associação vem denunciando o caso, mas nada foi feito até o momento. "Nós vamos tomar as medidas cabíveis, uma vez que a delegacia não é presídio, não conta com serviços como atendimento médico, psicológico ou social, por exemplo".

"Outro problema é que os policiais civis são obrigados a custodiar os detentos, desviando de sua função primária que é investigar os crimes, e quem sai prejudicada é a população. Desde o início do ano estamos denunciando a situação da delegacia e, em fevereiro, o superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, nos prometeu resolver a situação em julho. Estamos em outubro e nada foi feito”, afirma.

Na última sexta-feira, 29 de setembro, um homem preso na delegacia morreu na cela. “Nós estamos tomando as medidas cabíveis e vamos na Defensoria e Ministério Público protocolar pedido de remoção urgente desses detentos”, explicou Barbosa.

Por meio de nota, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul informou que será realizado o remanejamento dos presos. "A Polícia Civil do Estado de MS vem, por meio deste, informar à população que está empenhada em realizar o remanejamento de todos os presos sob sua custódia. Já existem tratativas entre a SEJUSP e a Secretaria Executiva de Justiça junto ao Poder Judiciário. Essa ação está sendo realizada conforme as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente, visando sempre a preservação dos direitos humanos e a segurança de todos os envolvidos", diz o comunicado.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  presos  denuncia  delegacia