• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Secretária de Saúde de Corumbá abre sindicância para apurar morte de bebê de 2 meses

A família também acionou o Ministério Público onde já foram ouvidas testemunhas e o pai da criança

Quinta-feira, 28 Julho de 2022 - 11:52 | Suzy Jarde Vera


Secretária de Saúde de Corumbá abre sindicância para apurar morte de bebê de 2 meses
Nas redes sociais, Evelyn Amorim pede por justiça. (Foto: Divulgação)

Após repercussão da morte do pequeno Ravy Luiz de Arruda Aldama, de apenas dois meses de vida, a Secretaria de Saúde de Corumbá divulgou nesta última quarta-feira (27) uma nota informando a abertura de uma sindicância para apurar a causa da morte e conduta dos profissionais de plantão.

Confira na íntegra o que diz a nota:

"Inicialmente, a Administração municipal manifesta à família e amigos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pêsames pela sentida perda. Por determinação do prefeito Marcelo Iunes, o caso está sendo investigado e, se necessário, será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que no último dia 25, uma criança foi levada pelos pais ao SAMU. Ao chegar no local, ela foi prontamente atendida, pelo médico e pela enfermeira de plantão, a mesma estava engasgada e cianótica (com a pele arroxeada). A equipe realizou manobra de desengasgo, ofertou oxigênio e foi transportada em uma ambulância  de Suporte Avançado para o Pronto Socorro. 
Às 18h45, ao chegar no PS, a mesma foi imediatamente encaminhada para a Sala de Emergência, apresentando cansaço, dispneia e saturando 92 em ventilação ambiente. Foi utilizado oxigênio em máscara infantil, realizado exame de Raio-X (momento em que foi feito o registro fotográfico que circula na internet), coletado RT-PCR para Covid-19, no qual o resultado foi POSITIVO, e acesso venoso para medicação. Às 19 horas foi inserida no sistema do Núcleo de Regulação Hospitalar a solicitação de vaga para internação pediátrica.
 

Às 19h35, ainda em atendimento, a criança teve uma parada cardiorrespiratória e foi entubada. A equipe tentou reanimá-la inúmeras vezes, sendo que 4 médicos prestaram assistência, porém sem sucesso, infelizmente. O óbito foi constatado às 20h10, por insuficiência respiratória, choque e cardiopatia cardiogênica.
Ressalta-se que a criança esteve o tempo todo sendo assistida pela equipe médica e de enfermagem, e que todos os protocolos foram seguidos. A criança esteve a todo momento acompanhada pela mãe".

Ravy morreu na última segunda-feira (25), enquanto aguardava atendimento no corredor do pronto-socorro de Corumbá (MS). Familiares do pequeno alegam negligência por parte da equipe médica, e acionaram o Ministério Público onde testemunhas e o pai da criança já foram ouvidos. 

 

SIGA-NOS NO Google News