• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Policial que atirou em jovem em tabacaria se apresenta à polícia

Investigado alegou que agiu em legítima defesa e que estava no local como cliente

Segunda-feira, 19 Setembro de 2022 - 17:11 | Marina Romualdo


Policial que atirou em jovem em tabacaria se apresenta à polícia
Francisco Pereira dos Santos Neto continua internado na Santa Casa(Foto: Reprodução/Rede Social)

Policial Militar que atirou em Francisco Pereira dos Santos Neto, de 24 anos, se apresentou à Delegacia de Polícia Civil na última sexta-feira (16). A vítima foi baleada por um segurança de uma tabacaria na madrugada de domingo (11) na avenida Ernesto Geisel, no bairro Amambaí, em Campo Grande (MS).

O suspeito estava acompanhado de seu advogado, alegou que estava no local como cliente e não trabalhando como segurança. E, que ao deixar a casa noturna encontrou uma pessoa com arma de fogo em punho apontando-a para Francisco. Neste momento,  interveio se identificando como policial e conseguiu desarmar tal pessoa. Porém, a arma caiu ao solo e a vítima se apoderou da mesma e passou a efetuar disparos contra o policial militar.

Durante o depoimento, o investigado alegou legítima defesa e que apenas efetuou os disparos para repelir a injusta agressão sofrida, tendo efetuado os disparos com sua arma de fogo cautelada pelo Estado. Já no dia seguinte (17), o suspeito apresentou a arma ao seu superior hierárquico e, em seguida, foi apreendida.

A Polícia Civil solicitou ao Comando Geral da Polícia Militar informações sobre a instauração do procedimento investigativo, bem como foi solicitada a remessa da arma de fogo para fins periciais. Por fim, as diligências prosseguem no intuito de findar as oitivas das testemunhas, aguarda a conclusão dos exames periciais, prosseguem objetivando identificar e qualificar a segunda pessoa que efetua disparos contra a caminhonete ocupada pela vítima, conforme mostram as imagens de câmeras de segurança.

Segundo a defesa de Francisco, a advogada Herika Ratto por meio de nota afirmou não acreditar na versão apresentada. " As investigações irão continuar, testemunhas serão ouvidas, inclusive estamos aguardando a disponibilização de imagens de uma câmera de segurança que tem nas mediações onde ocorreram os fatos".

Momento em que o suspeito atira contra a vítima (Vídeo: Reprodução)

Vítima – Francisco segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa da Capital. De acordo com o hospital, o paciente está em estado regular, estável, intubado, respirando por ajuda de aparelhos, sedado, mas em processo de despertar e sem previsão de alta.

Na última quinta-feira (15), familiares e amigos da vítima estiveram em frente do hospital para orar em prol a saúde do rapaz. Uma página nas redes sociais publicou o vídeo do momento da oração. A publicação dizia "o meu amigo nessa noite tudo isso foi pra você, pois, você merece. Deus é contigo, enquanto estiver aí dentro vamos estar aqui fora orando por você. Força ‘muleque’, sua hora de vir sorrir aqui fora está chegando".

O caso – Na data, a vítima estava comemorando o aniversário quando na saída se envolveu em uma briga com um desconhecido. Ele foi retirado do local pelos seguranças. Neste momento, iniciou uma troca de disparos de arma de fogo com os seguranças

Em seguida, foi em direção a caminhonete modelo Hilux, de cor branca, quando foi baleado pelo funcionário do local. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

Durante o atendimento médico, os policiais encontraram uma arma com 5 projeteis deflagrados e a numeração raspada no veículo da vítima. Ele foi encaminhado para Santa Casa e está em estado grave. Além da arma, foram apreendidos com ele aparelhos celulares, garrafa vazia de whisky e cápsulas.

Prisão – Por estar com a arma de fogo, Francisco teve a prisão em flagrante decretada e estava internado sob escolta policial. Porém, a defesa alegou na Justiça que o estado de saúde do paciente é gravíssimo. Então, foi concedida a liberdade provisória e o jovem já está recebendo a visita da família no hospital.

Segundo a advogada do jovem, Hérika Rato, a arma que foi encontrada no caminhonete da vítima não o pertence. E, que durante a discussão, ele teria visto a arma que estava no chão e se apossou do objeto apenas para se defender. 
 

SIGA-NOS NO Google News