• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Polícia faz megaoperação para combater armas e drogas na fronteira

No ano passado, a mesma ação resultou em mais de R$ 12 milhões em prejuízo ao crime organizado

Quarta-feira, 20 Julho de 2022 - 17:55 | Marina Romualdo


Polícia faz megaoperação para combater armas e drogas na fronteira
(Foto: Divulgação)

Uma megaoperação na fronteira entre Brasil e o Paraguai está sendo realizada desde terça-feira (19) para combater o tráfico de drogas, armas de fogo e contrabando. A operação 'Ágata' foi denominada no lado brasileiro para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos.

Os militares estão com bloqueios e com o controle de estradas e rios, operações aeromóveis, patrulhas fluviais e inspeções navais, utilizando ferramentas e informações geradas pelo Sistema de Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

No ano passado, o Comando Conjunto Oeste realizou a operação entre os dias 22 de Março e 9 de Abril. As ações preventivas e repressivas resultaram em mais de R$ 12 milhões em prejuízo ao crime organizado.

As forças envolvidas são Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

Em entrevista, o ministro do interior, Federico González informou que a ação irá ocorrer até o final do mês e serão acompanhados pelas forças policiais brasileiras.

Já no solo paraguaio, a ação foi denominada 'Basalto'. A operação está contando com o Ministério da Defesa, Forças Militares, Estado-Maior Conjunto, Ministério do Interior e Secretaria Nacional de Antidrogas (Senad). Além da Polícia Nacional e a Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando.

Conforme as informações, a ação também está sendo realizada nos departamentos de Concepción e Canindeyú. Ao todo, quase 2 mil policiais estão trabalhando na ação.
 

SIGA-NOS NO Google News