Polícia
Operação de combate a furto e fraudes de energia elétrica identifica irregularidades em Dourados
Ao todo, 33 imóveis foram vistoriados e 5 pessoas foram conduzidas à delegacia e autuadas em flagrante pelos crimes
Quarta-feira, 28 Agosto de 2024 - 14:56 | Marina Romualdo

As equipes policiais da Delegacia de Polícia Civil de Dourados e a Perícia Criminal de Dourados com apoio da Energisa deflagraram a Operação 'Quilowatt' na manhã de terça-feira (27) com objetivo de combater os furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis na cidade.
Foram 33 imóveis vistoriados e, após as diligências, foi constatado divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar a ação criminosa.
No fim, cinco pessoas foram conduzidas à 2ª Delegacia de Polícia, sendo quatro autuadas em flagrante por crimes como furto de energia elétrica e estelionato. Segundo o delegado titular da delegacia, Lucas Veppo e a Denisa Simões, relações Institucionais da concessionária, esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato, previstos respectivamente nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal brasileiro.
Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Já outro fator de suma importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionado aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas.
Sendo assim, as fraudes trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima que as fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis na maioria do Estado do Mato Grosso do Sul.
No entanto, as investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Dourados.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste