Polícia
Mulher aplica golpe de falso emprego em troca de cursos
Jovens eram levados a acreditar que, para conseguirem a oportunidade de trabalho, precisavam fazer cursos que tinham um custo médio de R$ 500,00
Quarta-feira, 02 Abril de 2025 - 08:50 | Verônica Anchieta

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), indiciou nesta quarta-feira (2) uma mulher de 53 anos, moradora do bairro Santa Fé, por induzir consumidores a erro ao oferecer falsas oportunidades de emprego. De acordo com as investigações, a autora acessava grupos de WhatsApp e obtinha dados de pessoas, principalmente jovens em busca do primeiro emprego.
Ela entrava em contato com as vítimas oferecendo supostas vagas e as convidava para uma entrevista. Durante o encontro, os candidatos eram submetidos a provas de conhecimentos gerais e inteligência emocional.
Em seguida, a mulher afirmava que, para serem admitidos, os jovens deveriam cursar módulos de empreendedorismo, inglês, noções de informática e inteligência emocional, com valores médios de R$ 500,00, variando conforme a duração do curso. O esquema foi descoberto quando a mãe de uma das vítimas procurou as empresas mencionadas pela autora e constatou que as vagas nunca existiram. A ação configurava uma fraude para obter vantagem financeira indevida por meio da venda de cursos.
A Polícia Civil alerta para esse tipo de prática e orienta que consumidores leiam atentamente os contratos, evitem ceder a pressões do tipo “último dia da oferta” e, em caso de dúvida, consultem órgãos de defesa do consumidor antes de assinar qualquer documento ou efetuar pagamentos. Além disso, ressalta que empresas que contratam profissionais por meio de intermediários normalmente arcam com os custos desse processo.
De acordo com o delegado titular da DECON, Reginaldo Salomão, denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia especializada, na Rua Bahia, 1359, no Bairro Itanhangá Park.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste