• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Justiça determina transferência do autor da facada em Bolsonaro para MG

Adélio Bispo está detido na Penitenciária Federal de Campo Grande desde 2018

Quinta-feira, 22 Fevereiro de 2024 - 18:00 | Portal R7


Justiça determina transferência do autor da facada em Bolsonaro para MG
Adélio Bispo na ocasião de sua prisão (Foto: Reprodução)

A Justiça Federal acatou o pedido da DPU (Defensoria Pública da União) e determinou, nesta quarta-feira (21), que Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a faca contra o então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, em 2018, retorne a Minas Gerais. Adélio está detido na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) desde 2018 e será transferido para receber tratamento ambulatorial ou internação em leito hospitalar no estado, conforme determinação judicial.

A defesa de Adélio argumentou que ele não deveria permanecer em um presídio, mesmo com estrutura médica, nem ser encaminhado a um manicômio judicial, em consonância com a lei antimanicomial. Segundo os advogados, a Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça reforça essa norma, proibindo a internação de pessoas com transtornos mentais em instituições inadequadas. 

A decisão judicial foi encaminhada à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), onde tramita um pedido de medidas cautelares em favor de Adélio e deve ser cumprida em até 60 dias. A DPU ressaltou que presta assistência jurídica a Adélio desde 2019, exercendo a função de curatela especial, conforme os direitos humanos e a defesa dos direitos fundamentais dos assistidos.

Saiba mais no Portal R7

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  jair-bolsonaro  facada  transferencia  criminoso