• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Empresário paraguaio é preso acusado de transportar cocaína de MS para a Europa

Conforme investigações da PF, Rodrigo Alvarenga está envolvido em tráfico internacional de mais de 17 toneladas de droga

Quinta-feira, 30 Março de 2023 - 13:53 | Redação


Empresário paraguaio é preso acusado de transportar cocaína de MS para a Europa
Rodrigo Alvarenga é acusado de tráfico internacional de drogas - (Foto: Divulgação)

Empresário paraguaio, identificado como Rodrigo Alvarenga Paredes, de 36 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 30 de março, apontado como envolvido em organização criminosa que transportava cocaína de Mato Grosso do Sul para a Europa. Ao todo, a quadrilha enviou mais de 17 toneladas de cocaína para o continente europeu.

Informações da PF apontam que  a droga produzida na Bolívia era remetida para o Brasil por Rodrigo e ingressava no país por Ponta Porã/MS.  Posteriormente, a cocaína era transportada em caminhões até o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e armazenada nas próprias empresas da organização criminosa ou em depósitos próximos aos portos de Rio Grande e Itajaí.

Rodrigo Alvarenga Paredes já havia sido processado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro. O homem é conhecido como empresário das áreas financeira e agrícola no Paraguai.

A prisão ocorreu no âmbito da operação Hinterland, que significou dois anos de investigação e 534 medidas judiciais, incluindo mandados de prisão, buscas e prisões, além de bloqueio de contas e apreensão de bens .

Operação Hinterland - A Operação teve início em março de 2021, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal de que 316 quilos de cocaína haviam sido apreendidos na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020, a partir do Porto de Rio Grande. 

 A operação internacional envolveu processos simultâneos no Brasil, Emirados Árabes Unidos e Paraguai.

SIGA-NOS NO Google News