• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Com recorde histórico, recusa ao etilômetro é infração gravíssima

Recusa gera sete pontos na CNH; vigilância está sendo itensificada neste Carnaval

Terça-feira, 13 Fevereiro de 2024 - 14:09 | Redação


Com recorde histórico, recusa ao etilômetro é infração gravíssima
(Foto: Divulgação/Sejusp)

A recente Operação Lei Seca executada pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) apontou um comportamento gravíssimo por parte dos motoristas: a recusa ao teste do etilomêtro. A rejeição, em números, alcançou recorde histórico. 

A operação teve início em 2 de Fevereiro. Só primeiro dia foram lavrados 25 (vinte e cinco) autos por recusa, já no sábado (03) foram 54 (cinquenta e quatro) autos.

Já na noite desta segunda-feira (12) o BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), realizou 1.590 testes de bafômetros, mas apenas um foi flagrado bêbado.  Durante abordagem, 111 se recusaram a realizar o teste de bafômetros.

Com recorde histórico, recusa ao etilômetro é infração gravíssima
(Foto: Divulgação/PMMS)

A polícia lembra que recusar-se a ser submetido ao teste do etilômetro é infração gravíssima, gerando 7 (sete) pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e suspensão do direito de dirigir. Portanto, as mesmas medidas previstas na tipificação dirigir sob influência de álcool.

A Lei Seca tem por objetivo a redução dos acidentes de trânsito cometidos por motoristas alcoolizados bem como a proibição de qualquer consumo de álcool na direção de veículo automotor.

O BPMTran e o DETRAN-MS (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul) vão intensificar os trabalhos de fiscalização neste carnaval, para aprimorar a segurança viária e proteger a vida dos foliões.

SIGA-NOS NO Google News