• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Advogados e policiais penais são alvos de operação do Gaeco em MS

Investigados que facilitavam entrada de celulares nos presídios podem ser expulsos da OAB

Sexta-feira, 05 Maio de 2023 - 17:50 | Marina Romualdo


Advogados e policiais penais são alvos de operação do Gaeco em MS
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 6 cidades do Estado (Foto: Divulgação/GAECO)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (05/05), a Operação 'Bloodworm' e prendeu advogados e policiais penais que estão ligados a facção criminosa, Comando Vermelho.

Na data, foram cumpridos 92 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Dois Irmãos do Buriti. Além de outras cidades fora do Estado.

As investigações duraram cerca de 15 meses e foi constatado que os advogados estavam a serviço da facção para facilitar a entrada dos aparelhos celulares nas penitenciárias.

Conforme as informações do Gaeco, vale destacar que o Estado se tornou uma importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo, em razão de sua posição geográfica (fronteira com o Paraguai e a Bolívia).

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul por meio da Comissão de Defesa e Prerrogativas da Seccional e da Subseção de Dourados informou que acompanha as diligências realizadas pelo Gaeco que tinham advogados como alvos.

"As prisões ocorridas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Rio de Janeiro foram acompanhadas pela OAB, a qual busca a apuração dos fatos com respeito a direitos e garantias dos envolvidos, além da responsabilização de eventuais práticas criminosas sob o pálio do exercício profissional. No cumprimento do seu papel fiscalizador da atividade profissional, serão ainda instaurados com urgência processos éticos-disciplinares. Por sua natureza, os processos tramitarão em absoluto sigilo, respeitando-se as garantias constitucionais", diz o comunicado. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  presos  operacao  advogados  policiais-penais