• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Plantão Saúde

Capital registra aumento de casos de Covid-19 e baixa adesão à dose de reforço

Secretaria Municipal de Saúde alerta para circulação de nova variante em Campo Grande

Terça-feira, 29 Novembro de 2022 - 10:34 | Redação


Capital registra aumento de casos de Covid-19 e baixa adesão à dose de reforço
(Foto: Divulgação)

Desde a identificação de uma nova variante do coronavírus no país, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha crescimento no número de atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades 24h da Capital. Além da subvariante BQ.1, a Sesau também alerta para a baixa procura pelas doses de reforço da vacina, que estão disponíveis para quase toda a população.

Apesar de ainda não ter sido isolada, acredita-se que esta mutação do vírus já está circulando em Campo Grande, uma vez que a maior parte dos voos que saem da cidade passam por locais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde já foi confirmada a presença da BQ.1.

O aumento nos atendimentos a pacientes respiratórios gera também um crescimento na procura por testes, e, neste mês, o total de exames coletados foi cerca de 51% maior que em outubro. Até o dia 23 de novembro, eram 3.971 coletas contra 2.625 durante o mês passado.

Este crescimento na procura resulta em uma subida no total de casos positivos. Durante a semana epidemiológica 45, que foi do dia 20 a 26 deste mês, a positividade dos testes foi de 8,2%, ou seja, a cada cem exames realizados, pouco mais de oito eram positivos. Na semana anterior, a cada cem testes feitos, pouco mais de 5 pessoas estavam com Covid-19.

A Capital já registrou 4.601 óbitos pela doença desde o ano de 2020, e as internações dão novos sinais de crescimento.

 

SIGA-NOS NO Google News